Irmão de ex-ministro é franco favorito na terceira maior cidade do Paraná
Levantamento foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas
O ex-prefeito Silvio Barros (PP) é o franco favorito na disputa pela prefeitura de Maringá, terceira maior cidade do Paraná (409.657 habitantes), segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 20 e 22 de dezembro e divulgado nesta quarta-feira, 27.
No principal cenário, Barros tem 45,3% das intenções de voto. Seus perseguidores mais próximos são o vereador Flávio Mantovani (Solidariedade), com 8,8%; o deputado estadual Homero Marchese (Republicanos), com 8,5%; e o vice-prefeito Edson Scabora (MDB), com 8,2%.
Na sequência, aparecem a vereadora Ana Lúcia (PDT), com 6,5%; o deputado estadual Paulo do Carmo (União Brasil), com 5,3%; o ex-vereador Humberto Henrique, com 3,1%; e Evandro Oliveira (PSDB), com 1,6%.
A margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os entrevistados, 7,5% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum e 5.3% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 682 eleitores da cidade de Maringá.
Clã político
O favorito nas pesquisas é membro de um forte clã político local. Além de ter comandado a prefeitura de Maringá entre 2003 e 2012, Silvio Barros é irmão do deputado federal e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros (PP) — que também já administrou a cidade — e foi secretário de estado de Desenvolvimento Urbano na gestão da governadora Cida Borghetti (PP), que é casada com Ricardo Barros. O pai de Silvio e Ricardo, Silvio Magalhães Barros, foi vereador, deputado estadual, federal e prefeito de Maringá na década de 1970.
Em 2016, Silvio Barros tentou um novo mandato na prefeitura, mas foi derrotado pelo ex-vereador Ulisses Maia (hoje no PSD), que não pode mais disputar a reeleição porque está no segundo mandato.
Avaliações
Segundo o mesmo levantamento do Paraná Pesquisas, Ulisses Maia tem a gestão aprovada por 55,4% dos eleitores de Maringá e desaprovada por 40,5% — outros 5,4% não souberam ou não quiseram responder.
Já o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), do mesmo partido de Maia, tem uma avaliação muito melhor na cidade: 66,0% aprovam a sua administração, enquanto 29,2% a desaprovam e 4,8% não souberam ou não quiseram responder.