Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lançado pelo PSDB, Datena terá pouco tempo para confirmar estreia na urna

Pré-candidatura do apresentador será apresentada oficialmente na quinta-feira pela cúpula tucana, e apresentador terá até 30 de junho para deixar a Band

Por Da Redação 11 jun 2024, 11h45

A pré-candidatura do apresentador de TV José Luiz Datena a prefeito de São Paulo será lançada oficialmente pelo PSDB na próxima quinta-feira, 13, em evento na capital paulista que deverá contar com o presidente nacional da sigla, Marconi Perillo, e outros caciques tucanos, como o deputado federal Aécio Neves.

A entrada de Datena na disputa pode ter o efeito de embolar um pouco o cenário em São Paulo neste período pré-eleitoral. Segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 24 e 28 de maio, Datena teria 12,1% das intenções de voto e ficaria numericamente em terceiro lugar, empatado tecnicamente com Tabata Amaral PSB), que teria 9,1% — a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nesse cenário, os líderes ainda seriam o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 28,1%, e o deputado Gulherme Boulos (PSOL), com 24,2%, ambos empatados tecnicamente. Num terceiro bloco, viriam Pablo Marcal (PRTB), com 5,1%; Kim Kataguiri (União), com 3,4%; e Marina Helena (Novo), com 3,2%).

Datena nunca saiu candidato

A grande questão é que, mesmo com o lançamento da pré-candidatura de Datena agendado, há muita desconfiança sobre se ele fará ou não a sua estreia eleitoral – ele já aventou várias outras vezes a possibilidade (inclusive para a Presidência da República) e nunca a levou adiante.

Datena
Convite do PSDB para o lançamento da pré-candidatura de José Luiz Datena à prefeitura de São Paulo (PSDB/Reprodução)

A data-limite para a definição será o dia 30 de junho, prazo final para apresentadores de programas de TV se desincompatibilizem de seus programas. Datena comanda o jornalístico Brasil Urgente, na Band, um dos principais programas da grade da emissora.

“Espetacular”

Quando o nome de Datena foi colocado pela primeira vez nas sondagens do instituto Paraná Pesquisas, no início de maio, ele aparecia um pouco melhor, com 15.3% das intenções de voto, número que o apresentador considerou “espetacular”.

Na época, ele se disse disposto a aceitar a candidatura. “Fiquei muito surpreso e agradecido ao povo de São Paulo. A minha intenção era esperar o Senado na eleição de 2026, mas o partido decide o que quer fazer e eu me empenharei ao máximo por isso”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.