Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula acompanha 7 de setembro ao lado de ministros do Supremo

Enquanto bolsonaristas preparam ato contra Corte, ministros acompanham tradicional desfile em Brasília ao lado do presidente e membros da Esplanada

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 set 2024, 14h19 - Publicado em 7 set 2024, 11h06

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou o tradicional desfile do 7 de setembro neste sábado, em Brasília, ao lado dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que preside a Corte, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin. Durante a tarde, o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados preparam um ato que deve reforçar os pedidos da oposição pelo impeachment de Moraes na Avenida Paulista, em São Paulo. O lema escolhido para o desfile oficial deste ano foi “Democracia e Independência: o Brasil no rumo certo”.

Com o cerco se fechando em torno do ex-presidente pelo avanço de investigações sensíveis ao clã Bolsonaro — como o caso das joias sauditas, da fraude nos cartões de vacinação e da tentativa de golpe de Estado — a oposição ao governo havia dado uma trégua na ofensiva contra o Supremo. No entanto, a intentona foi retomada depois da suspensão da rede social X. Quando convocou o ato deste sábado, Bolsonaro disse que o mote principal era a anistia aos presos pelos ataques do 8 de janeiro, mas o pastor Silas Malafaia, um dos organizadores do evento, disse que o impeachment de Moraes e as críticas à atuação do Supremo é que são o motivo do ato.

O tradicional desfile do 7 de setembro tem apresentações de membros das Forças Armadas e da famosa Esquadrilha da Fumaça. Não há previsão de que Lula faça uso da palavra. Ao lado dele, no palanque do evento, representando o Legislativo, estava apenas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA) também estava presente. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se ausentou.

Lula também acompanhou o desfile cercado de ministros palacianos — Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Simone Tebet (Planejamento), Camilo Santana (Educação), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Juscelino Filho (Comunicações), Jader Filho (Cidades) e José Múcio (Defesa). Apesar do clima ameno no palanque, a sexta-feira, 6, foi marcada por uma crise na Esplanada. O ministro do Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi demitido após virem a público denúncias de assédio contra ele. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.