Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula vai retomar relações com Venezuela e deve visitar China e EUA

Anúncio foi feito pelo futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 dez 2022, 19h27 - Publicado em 14 dez 2022, 13h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nicolás Maduro e Lula
    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta Nicolás Maduro durante encontro em Manágua, em 2011 (Elmer Martinez/AFP)

    O ministro das Relações Exteriores do governo eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Mauro Vieira, anunciou, no início da tarde desta quarta-feira, 14, que o país deverá retomar as relações com a Venezuela, rompidas pelo governo Jair Bolsonaro. O futuro chanceler também indicou que Lula deverá visitar, no início do mandato, potências como China e Estados Unidos.

    “Com relação à Venezuela, o presidente me instruiu que restabelecêssemos as relações, o que faremos a partir de 1º de janeiro. Vamos enviar, num primeiro momento, um encarregado de negócios, para retomar os prédios que temos lá, residências, reabrir a embaixada, e posteriormente indicaremos um embaixador”, disse Vieira.

    O governo Bolsonaro publicou, em agosto de 2019, uma portaria que determina o não reconhecimento de Nicolás Maduro como presidente venezuelano, sob a justificativa de “fraude” na sua reeleição. Com isso, o governo brasileiro fechou as portas da Embaixada em Caracas e passou a não reconhecer a representação diplomática oficial do país vizinho.

    Questionado sobre se o governo irá reconhecer Juan Guaidó, o presidente autoproclamado da Venezuela, como mandatário, como fez Bolsonaro, o novo chanceler respondeu: “A embaixada ajuda o governo que está. E o governo que foi eleito que está lá é o governo do presidente Nicolás Maduro”.

    Continua após a publicidade

    Prioridades

    De acordo com Mauro Vieira, a prioridade do governo Lula será levar o Brasil de volta à cena internacional. “Ele [Lula] disse que o Brasil esteve ausente, por muito tempo, e que a política que deverá ser implementada será uma política de reconstruir pontes”, afirmou o futuro chanceler.

    Veja alguns dos pontos defendidos:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.