Minas: mesmo com apoio de Lula, Kalil segue quase 20 pontos atrás de Zema
Levantamento foi divulgado nesta sexta-feira, 15, pelo instituto Paraná Pesquisas
O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) recebeu o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 26 de maio, mas, passado mais de um mês, ele ainda segue quase vinte pontos atrás do seu principal rival, o governador Romeu Zema (Novo), segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 15, pelo instituto Paraná Pesquisas.
Segundo a pesquisa, Zema tem 45,7% das intenções de voto contra 27,4% de Kalil – há um mês, o governador tinha 46,8% contra 26,8% do ex-prefeito da capital mineira. As variações ocorreram dentro da margem de erro, que é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em terceiro lugar na pesquisa, aparece o senador Carlos Viana (PL), que tem 6,4% das intenções de voto. Ele pode ser apoiado por Jair Bolsonaro (PL) caso o presidente não consiga fechar um palanque com Zema, o que hoje parece o mais provável.
Na sequência, surge a professora Vanessa Portugal (PSTU), com 1,8%. Os demais candidatos não atingiram um ponto percentual. Entre os entrevistados, 9% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum e 7% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais com 1.640 eleitores de Minas Gerais entre os dias 9 e 14 de julho e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MG-06063/2022.