O que Neguinho da Beija-Flor tem a ver com a treta entre Piquet e Hamilton
Nada. Mas foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter por obra de bolsonaristas e fãs do piloto brasileiro
O nome do cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor foi parar nos trending topics, a lista de assuntos mais comentados do Twitter, de uma forma involuntária: foi arrastado para a treta entre o piloto britânico Lewis Hamilton e o ex-piloto Nelson Piquet pela horda de fãs do brasileiro – e muitos bolsonaristas.
Tudo começou quando Piquet, em entrevista a um canal no YouTube, chamou o heptacampeão de F-1 de “neguinho” ao comentar um acidente entre o britânico e o holandês Max Verstappen no GP de Silverstone, em 2021. “O neguinho (Lewis Hamilton) meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro (Verstappen) se f..”, afirmou Piquet.
A declaração, que foi dada em novembro passado, mas só viralizou agora, foi rebatida pela FIA (entidade que organiza a F-1), pela Mercedes (equipe de Hamilton) e pelo próprio Hamilton. “É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e fui alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, postou Hamilton no Twitter nesta terça-feira, 28.
Fãs de Piquet e muitos bolsonaristas – o ex-piloto é fã declarado do presidente Jair Bolsonaro (PL) – estão indo ao Twitter publicar posts, muitos em inglês, marcando a FIA, a Mercedes e veículos de imprensa estrangeira para dizer que “neguinho” não é uma expressão racista, tanto que um célebre artista brasileiro usa a palavra no seu nome – Neguinho da Beija-Flor.
FIA should be quiet.
Neguinho is often used as a term of endearment in a multicultural society where families and groups of friends are often mixed race.
Neguinho da Beija Flor is a famous brazilian singer by the way.
You should ask for apologise.— Maxwell de Araujo (@maxdvco) June 28, 2022
Há uma diferença, no entanto. O cantor usa a palavra no seu nome artístico, o que não é o caso de Lewis Hamilton. Ou seja, quando Piquet se refere a ele dessa forma, está usando uma característica racial para idenficar o piloto, o que pode sim ser interpretado como uma fala racista.
Muita gente já está dando esse alerta aos defensores do uso da palavra “neguinho” por Piquet.
Não conheço 1 bolsominion inteligente! estão comparando o termo pejorativo que o Nelson Piquet usou contra Hamilton com o nome artístico do neguinho da beija flor????????? Não eh possível a burrice
— Vanessa (@VanessaRJ6) June 28, 2022