Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Os dez países onde os brasileiros mais gastaram em 2023, segundo o BC

Dados do BC indicam valor recorde de 14,53 bilhões de dólares, mas despesas totais com viagens e serviços importados superam 40 bilhões

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 10h38 - Publicado em 6 fev 2024, 10h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em 2023, os gastos de brasileiros no exterior somaram 14,53 bilhões de dólares, segundo informações divulgadas na última segunda-feira, 5, pelo Banco Central do Brasil (BCB). O valor corresponde à maior cifra dos últimos quatro anos – em 2019, antes da pandemia da Covid-19, o total chegou a 17,6 bilhões de dólares.

    As estatísticas referem-se apenas às despesas feitas diretamente durante as viagens. Considerando também as importações de serviços – incluindo bens de consumo, serviços digitais, programas culturais e recreativos e seguros -, o montante que os brasileiros gastaram em outros países chega a mais de 40 bilhões de dólares, o equivalente a quase 200 bilhões de reais.

    Nesta categoria, que leva em conta os gastos de todas as transações entre pessoas que moram no Brasil e estrangeiros, o principal destino do dinheiro brasileiro são os Estados Unidos, com 15,04 bilhões de dólares (74 milhões de reais) em pagamentos. Para comparação, o total de despesas com bens e serviços norte-americanos equivale à soma dos 25 países diretamente abaixo no ranking.

    Em seguida na lista vêm Países Baixos, onde os brasileiros gastaram quase 3 bilhões de dólares, Alemanha (1,23 bilhão), Reino Unido e França (1 bilhão cada). A soma de despesas nas principais economias europeias – incluindo também países como Espanha, Suíça, Dinamarca e Noruega – chega a pouco mais de 11 bilhões de dólares em 2023. Já na América Latina, o Chile é o principal mercado de serviços para os brasileiros, onde foram gastos 870 milhões de dólares no ano passado.

    Transferências pessoais

    Os dados do BC indicam, também, os países para onde houve mais transferência direta entre contas de pessoas físicas nacionais e estrangeiras. Neste ranking, a liderança também é dos Estados Unidos, totalizando 487 milhões de dólares em remessas de dinheiro vindas do Brasil; na sequência estão Portugal (369 milhões), Reino Unido (147 milhões) e Canadá (135 milhões). Entre os países vizinhos, o primeiro da lista em transferências recebidas de brasileiros é a Bolívia, com 79 milhões de dólares.

    Continua após a publicidade

    Confira, abaixo, o ranking dos dez países onde os brasileiros mais gastaram em 2023:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.