Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa: como se sairia Michelle Bolsonaro em disputa ao Senado pelo DF

Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 4 jul 2024, 10h16 - Publicado em 4 jul 2024, 10h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ficaria com uma das duas vagas ao Senado que estarão em disputa no Distrito Federal em 2026 se as eleições fossem hoje, segundo levantamento feito entre os dias 29 de junho e 2 de julho pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quinta-feira, 4.

    De acordo com a sondagem, Michelle teria 35,5% dos votos, seguida pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que teria 28,7%, e pelo deputado federal Fred Linhares (Republicanos), com 26,1%. Como a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos, Ibaneis e Linhares estariam empatados tecnicamente na briga pela outra vaga.

    Em um segundo bloco, aparecem as deputadas federais Erika Kokay (PT), com 18,9%;  e Bia Kicis (PL), com 12,2%; a atual senadora Leila Barros (PDT), que tentará renovar o mandato, com 11,5%; e a sindicalista Rosilene Corrêa (PT), com 9,4% — embora seja difícil, em razão das composições políticas, cada partido poderá lançar até dois candidatos ao Senado em 2026.

    Entre os entrevistados, 1,1% disseram que iriam votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 3,6% não souberam ou não responderam. A pesquisa ouviu 1.360 eleitores.

    Alternativas

    A vaga de senadora pelo Distrito Federal é a mais provável para a estreia política de Michelle Bolsonaro, mas não é a única. Hoje, uma das estrelas nacionais do PL, a ex-primeira-dama, que preside o PL Mulher nacional. é frequentemente especulada como alternativa à Presidência da República caso o ex-presidente Jair Bolsonaro não consiga reverter a inelegibilidade.

    As duas vagas do DF que estarão em disputa em 2026 são as de Leila Barros, ex-jogadora de vôlei que defendeu a seleção brasileira por anos — e que vai tentar renovar o seu mandato –, e de Izalci Lucas, que recentemente trocou o PSDB por PL. O ex-tucano não deverá tentar um novo mandato no Senado porque espera disputar a sucessão de Ibaneis Rocha no governo do estado com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.