Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Tarcísio pede apoio ao Metrô para avançar na privatização de linhas em SP

Governador se reúne com direção da estatal nesta quarta-feira e apresentará projeto para novos trens da capital até Santo André

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2024, 14h56 - Publicado em 31 jul 2024, 12h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)
    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) (Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP/Divulgação)

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai conversar com os diretores da estatal que controla o Metrô de São Paulo nesta quarta-feira, 31, para tentar angariar apoio ao projeto de concessão das linhas que ainda estão sob gestão da empresa pública. A reunião está marcada para as 17h30 no Palácio dos Bandeirantes e vai contar com a presença do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

    Chefiada pelo presidente Antonio Julio Castiglioni Neto, a diretoria do Metrô de São Paulo – composta por Alfredo Falchi Neto (Assuntos Corporativos), Paulo Menezes Figueiredo (Finanças e de Relações com Investidores), Fábio Siqueira Netto (Operações), Paulo Sérgio Amalfi Meca (Engenharia e Planejamento) – estará do outro lado do balcão. A companhia gere as linhas 1- Azul, 2- Verde e 3- Vermelha do metrô paulistano. A linha 4-Amarela é concedida à empresa ViaQuatro e a linha 5-Lilás é operada pela Via Mobilidade, ambas empresas do Grupo CCR.

    O projeto inicial do governo paulista é conceder a linha 1-Azul à iniciativa privada, e a empresa responsável pela gestão construirá, em contrapartida, a linha 20 de trens metropolitanos. A nova ferrovia deve ligar os bairros de Pinheiros, Lapa, Itaim Bibi e Moema, nas zonas Oeste e Sul de São Paulo, a Santo André. O projeto é conectar o centro financeiro da capital paulista à área industrial do ABC.

    A longo prazo, a gestão de Tarcísio de Freitas deseja avançar na privatização das linhas 2-Verde e 3-Vermelha. No entanto, fontes do governo admitem que, devido à complexidade do projeto, a conclusão do processo de concessão de toda a malha ferroviária do metrô paulistano só seria factível em um próximo mandato.

    Continua após a publicidade

    Plano de Tarcísio para ferrovias

    A ampliação da malha ferroviária é quase uma obsessão de Tarcísio de Freitas desde os tempos de Ministério de Infraestrutura, nos governos de Jair Bolsonaro e Dilma Rousseff. Em São Paulo, o governador tem colocado o projeto em curso.

    As audiências públicas para a transferência das linhas 11- Coral, 12- Safira e 13- Jade, geridas Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, à iniciativa privada já foram concluídas. O governo pretende fazer o leilão ainda neste ano. O projeto para as linhas 10- Turquesa e 14-Ônix ainda está em fase de estudos.

    O Trem Intercidades (TIC) que ligará a capital até Campinas já foi leiloado e a C2 Mobilidade Sobre Trilhos será responsável pela operação por 30 anos. Há ainda projetos de um trem de São Paulo a Sorocaba e outro da capital à Baixada Santista.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.