Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Vice de Ricardo Nunes já foi indicado a Tarcísio para a Segurança Pública

Ricardo Mello Araújo, ex-chefe da Rota, era uma alternativa para a pasta, que acabou ficando com Guilherme Derrite, também aliado do ex-presidente Bolsonaro

Por Da Redação Atualizado em 25 jun 2024, 11h28 - Publicado em 25 jun 2024, 11h27

O coronel da reserva Ricardo Mello Araújo, que foi escolhido candidato a vice na chapa do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), já foi cogitado para outro posto importante antes: o de secretário estadual da Segurança Pública.

Logo que venceu a eleição ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu a indicação do ex-comandante da Rota, a tropa de elite da Polícia Militar, para o cargo, mas acabou optando por outro nome oriundo dessa corporação, o deputado federal pelo PL e capitão Guilherme Derrite.

Assim como Derrite, o coronel Mello Araújo tem bom trânsito no círculo bolsonarista e o aval que mais importa, o do ex-presidente Jair Bolsonaro. Antes da vitória de Tarcísio, Mello Araújo foi levado por Bolsonaro para a presidência da Ceagesp, o importante entreposto de alimento da capital de São Paulo. Lá, atraiu os holofotes por militarizar a companhia e continuar defendendo Bolsonaro em meio à pandemia, comprando briga com o ex-governador João Doria, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o ministro do STF Alexandre de Moraes, todos tidos como inimigos pelo bolsonarismo.

Apesar de fontes próximas ao ex-presidente e ao Palácio dos Bandeirantes confirmarem a história, em contato com a reportagem de VEJA, a assessoria de Tarcísio sustenta que o governador nunca pensou em Mello Araújo para a Segurança Pública, lembrando que, na equipe de transição, Mello integrava o grupo de Agricultura e Abastecimento, exatamente por causa de sua atuação na Ceagesp. Já Derrite estava no grupo da segurança pública e foi um dos responsáveis por formular o plano de ação do governo para a área.

Continua após a publicidade

Padrinhos políticos

Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro foram os principais padrinhos para emplacar a candidatura de Mello Araújo na vaga de vice de Ricardo Nunes. O prefeito tentou adiar o quanto pôde a escolha de alguém muito ligado ao bolsonarismo, escorado em pesquisas que mostram que o apoio do ex-presidente dá, mas também tira votos.

A ideia era buscar alguém que agradasse ao ex-presidente e a todos os partidos da ampla aliança, que tem uma dezena de partidos, mas que não representasse uma ligação tão direta com a direita bolsonarista.

A entrada do coach Pablo Marçal (PRTB) na disputa – e a sua subida nas pesquisas – mudou o ritmo da articulação. Para evitar uma sangria de votos à direita, Tarcísio e Bolsonaro impuseram a Nunes o nome do ex-coronel da Rota para o cargo. A indicação já tem sido explorada de forma crítica pelos adversários do prefeito, em especial Guilherme Boulos (PSOL), o seu principal rival na corrida paulistana.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.