O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, tem dito que pretende anunciar o seu candidato à presidência da Casa ainda neste mês, portanto até sábado, 31. O impasse é saber qual nome teria mais chances de vencer.
O líder do União Brasil, Elmar Nascimento, é o favorito de Lira, mas a conta ainda não está fechada. Segundo um integrante do partido, o alagoano tem contado os votos antes de declarar seu apoio.
A avaliação da legenda é de que Antonio Brito, líder do PSD, é o outro nome que está na disputa. A coluna ouviu que o parlamentar tem ótimo trânsito entre colegas da base e da oposição, o que poderia significar uma ameaça na eleição. Mas sofre com a desconfiança do Palácio do Planalto em relação ao presidente da sigla Gilberto Kassab.
Marcos Pereira, presidente do Republicanos, também está no páreo, mas o União acredita que o parlamentar perdeu força por uma disputa interna do partido com o líder Hugo Motta, que teria mais condições do que o próprio deputado. Além disso, a sigla não tem apoio de outras legendas.
Por isso, segundo integrantes do União, ele seria carta fora do baralho pra Lira. Mas há quem diga que Pereira ainda é um forte candidato.
Elmar, por outro lado, costurou apoio de vários partidos, fez com que o partido abrisse mão de candidaturas municipais para conquistar mais votos. “Fez a lição de casa”, disse uma fonte.
A conta está bem apertada. Lira esteve com o presidente Lula nesta quarta-feira, 29, e apresentou as possibilidades. O petista tem dito que não vai se intrometer na escolha dos candidatos à sucessão na Câmara.
O fato é que Lira será pragmático na escolha. O erro de cálculo pode impactar, inclusive, suas pretensões políticas.