Advogado da Trump Media: sanções contra Moraes são ‘seriamente avaliadas’
'O que a gente está procurando é responsabilizá-lo como pessoa física', afirmou a VEJA Martin de Luca, que acusa o magistrado de 'censura'
Ao programa Ponto de Vista, de VEJA, desta terça-feira, 8, o advogado da Trump Media e da Rumble Martin de Luca afirmou que as ações do ministro do STF Alexandre de Moraes ‘vão na contramão de democracias liberais’ e que sanções do governo dos Estados Unidos contra o magistrado estão ‘sendo seriamente consideradas e avaliadas nesses momentos’. O juiz brasileiro é acusado de violar as leis americanas por pedir bloqueio de perfis nas redes sociais.
A Justiça da Flórida intimou na segunda-feira 7 o magistrado a apresentar uma resposta formal ou uma petição para contestar o processo em um prazo de 21 dias. Caso Moraes não se manifeste, a Justiça segue com o caso apenas com as alegações apresentadas.
“Nenhuma democracia liberal tem esse esquema de exercer a jurisprudência pra censurar sobre qualquer empresa do mundo que não tem contatos comerciais [no Brasil]”, afirmou o advogado. “O que a gente está procurando é responsabilizá-lo como pessoa física”, acrescentou.
“Claramente o ministro tem feito coisas que nenhum juiz reconhece como válidas fora do Brasil e acho que dentro do Brasil. O ministro Alexandre de Moraes está encaminhando ordens de censura do Brasil, sem restrição nenhuma, para os Estados Unidos, para empresas americanas que não tem nenhuma conexão com o Brasil”, ressaltou De Luca.
“O governo dos Estados Unidos nunca sinalizou tão claro uma ação de sanções econômicas sobre alguém com uma condição nessa situação aqui com o ministro Alexandre de Moraes. Eu não posso falar pelo governo americano e pelo presidente [Trump] e o secretário [Marco] Rubio, que são as pessoas que tomam decisões de quando aplicar sanções econômicas ou não, mas é claro que por diversas condutas isso está sendo seriamente considerado e avaliado nesses momentos”, complementou.
Além disso, o programa, apresentado por Marcela Rahal, também abordou as principais notícias do dia com o colunista Robson Bonin.
Lembrando que você pode participar mandando sua pergunta nas nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://gutenberg.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal