Rafael Rozenszajn, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, foi o entrevistado do Ponto de Vista, de VEJA, nesta terça-feira, 11. O brasileiro contou qual será o papel do Exército no caso do possível cessar-fogo na Faixa de Gaza. O Conselho de Segurança da ONU aprovou, na segunda-feira, 10, uma resolução de trégua na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O texto foi proposto pelos Estados Unidos.
Segundo o militar, “o Exército (de Israel) está pronto e preparado para colocar em prática qualquer decisão do governo israelense”. Ele ressaltou que “nesse momento” o “Exército está empenhado em concretizar os objetivos dessa guerra, que é desmantelar a capacidade militar terrorista do Hamas e também devolver todos os nossos sequestrados e garantir a segurança dos israelenses no território israelense”.
Nesta terça, o Hamas sinalizou que aceitaria a resolução de cessar-fogo aprovada na ONU. Para Rozenszajn, contudo, não é possível acreditar no grupo, que, segundo ele, “utiliza da mentira como instrumento de guerra”. “Qualquer fala dita por terrorista do Hamas nós não podemos dar nenhuma credibilidade”, afirmou.
“Essa guerra é travada entre um Estado democrático de Direito e um grupo terrorista que quer nos destruir. Essa guerra não é contra os palestinos, é contra o grupo terrorista do Hamas. Os terroristas são uma ameaça não somente a Israel, mas ao mundo civilizado”, completou o militar.
Política nacional
Essa edição do programa ainda contou com a participação do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que falou sobre o projeto que proíbe a validação de delações premiadas fechadas com presos e criminaliza a divulgação do conteúdo dos depoimentos.
Sobre o programa
O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal, transmitido ao vivo sempre às 12h, e também trata das principais notícias do dia nesta edição com o colunista Robson Bonin.
Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage da VEJA, e para os inscritos no canal da VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais da VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:
https://gutenberg.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal