A disputa entre Lira e Dino que está parada na mesa de Lula
Vaga no TRF passa abaixo do radar mas gera crise no governo e na corte
Uma lista tríplice de juízes federais para escolha de um novo Desembargador do TRF da 1º Região está travada na mesa de Lula há mais de dois meses.
A disputa envolve, de um lado, o maranhense Pablo Zuniga, candidato do Ministro Flávio Dino. Do outro lado, está João Carlos Mayer, paranaense, que tem o apoio do Presidente da Câmara Arthur Lira.
A inflexibilidade dos dois grupos de chegarem a um consenso é tamanha que o TRF foi provocado a enviar uma nova lista, repetindo os nomes, para ambos serem conjuntamente nomeados, já que existe uma nova vaga aberta.
O Tribunal rejeitou a proposta por entender que isso poderia prejudicar juízes em futuras promoções e só enviará nova lista quando a disputa for definida.
Diante do impasse, setores do governo começam a apostar que a nomeada acabará sendo o terceiro nome na lista, a mineira Rosymaire Gonçalves, na linha do que ocorreu com a advogada Daniela Teixeira para o STJ.
Negra, de currículo irretocável, a juíza é detentora dos melhores índices de produtividade do Tribunal e ajuda o governo com o desgaste da nomeação de um homem para o STF. Nem cara, nem coroa, a moeda pode cair em pé.