Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A hora da verdade para Kassio Nunes

Se votar pela autorização da abertura de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, magistrado provocará crise no STF

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 abr 2021, 10h26 - Publicado em 13 abr 2021, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ministro Kassio Nunes Marques -
    O ministro do STF Kassio Nunes Marques  (Fellipe Sampaio/STF)

    Chegou a hora da verdade para o ministro Kassio Nunes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sorteado para ser o relator do caso que analisará o pedido para abertura de um processo de impeachment contra seu colega, o ministro Alexandre de Moraes – uma iniciativa do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). 

    Kassio Nunes é o mais novo ministro do STF e internamente já provocou desconforto durante alguns posicionamentos, sempre alinhados com o governo Jair Bolsonaro

    Agora, no entanto, será o momento de mostrar de que lado está. Se votar a favor da abertura do processo de impedimento contra Moraes, vai satisfazer o governo, mas provocará uma imensa crise institucional no Supremo.

    Se recusar a abertura do impeachment, se colocará contra o Planalto, ficando em uma saia justa com o próprio Bolsonaro, que o indicou para ocupar a vaga deixada por Celso de Mello.

    Continua após a publicidade

    Há ainda uma nuance: já existe jurisprudência no STF que classifica a abertura de impeachment como uma decisão política. Ou seja, ele será técnico ou fará o jogo político?

    O ministro Alexandre de Moraes é tido como um desafeto de Bolsonaro há tempos. Um dos atritos entre eles foi a decisão do ministro da corte de impedir a nomeação de Alexandre Ramagem, pessoa de confiança do presidente, para assumir o cargo de diretor-geral da Polícia Federal, em abril do ano passado. Na época, Bolsonaro criticou a decisão, chamando-a de monocrática. 

    Moraes ainda é relator de dois inquéritos importantes para a cúpula do governo: o que apura notícias falsas e ataques contra ministros do STF, e o que investiga os atos antidemocráticos organizados por apoiadores bolsonaristas.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.