Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A nova estratégia de Bolsonaro para atacar Lula na Paulista

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h11 - Publicado em 20 fev 2024, 07h15

A extrema-direita brasileira vai usar o fato de Lula ser agora “persona non grata” em Israel para tentar aquecer as manifestações pró-Bolsonaro.

Parece conversa de doido, mas não é.

Explico.

Com a Polícia Federal no seu encalço, o ex-presidente marcou um ato para o próximo domingo, 25, no qual pretende dar uma grande resposta às autoridades do país.

Continua após a publicidade

É como se Bolsonaro estivesse dizendo, após a Justiça apreender seu passaporte (numa clara sinalização de que a prisão pode estar próxima): “vocês vão mesmo fazer isso? Com um líder popular como eu?”.

De fato, o líder da extrema-direita tem uma popularidade superada somente por Lula no Brasil. Bolsonaro também sempre teve o apoio maciço da Igreja Evangélica, fortemente ligada a Israel.

Como revelou a coluna, um dos temores recentes na cúpula bolsonarista é o de que, se o ato estiver esvaziado, o ex-presidente sofra um revés político de proporções inimagináveis.

Continua após a publicidade

Agora, a ideia é tentar unir o “povo de Deus” no próximo domingo – jogando como combustível o fato de que Lula gerou um incidente diplomático com Israel.

Na verdade, a ideia é instigar o extremismo religioso. No meio gospel, Jerusalem é a “terra prometida” e o os judeus, o “povo escolhido” por Deus.

É o erro da política externa de Lula sendo usada em questões domésticas. Ou no aumento da polarização política brasileira, que parece não ter fim.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.