Black Friday: assine a partir de 1,00/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Ex-secretário de Silvio Almeida diz que soube de denúncias em janeiro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 set 2024, 16h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Ariel de Castro Alves, que trabalhou no cargo sob o comando de Silvio Almeida, afirmou à coluna que soube de casos de assédio sexual e moral do ministro dos Direitos Humanos no início do ano.

    De acordo com Ariel, ele foi informado do caso da ministra Anielle Franco em janeiro, “o que na época foi difícil de acreditar”, mas depois teria sido avisado que eram situações reiteradas também com funcionárias do ministério.

    “Posteriormente, ainda surgiram denúncias de assédio moral no ministério, envolvendo ele e assessoras diretas”, afirmou Ariel de Castro Alves, que é advogado, à coluna.

    “Os demais casos de assédios morais e sexuais não recebi informações detalhadas e apenas ouvi que existiam alguns casos envolvendo funcionárias e ex-funcionárias do ministério que teriam sofrido assédios, mas temiam denunciar”, diz.

    “Sei que muita gente saiu de lá desde o início da gestão, mais de 50, assim como eu, chateados e frustrados com a postura do ministro e de suas principais assessoras”, afirma.

    Continua após a publicidade

    CONSELHO DO GOVERNO

    Ariel de Castro Alves também foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conanda, um colegiado autônomo vinculado à pasta dos Direitos Humanos.

    Como presidente do Conselho, o advogado contou que recebeu um pedido de Silvio Almeida que não poderia ter sido realizado.

    Após uma manifestação do colegiado repudiando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por uma entrevista na qual ele teria naturalizado o trabalho infantil, Ariel teria recebido um pedido de Silvio Almeida para que todas as manifestações fossem informados a ele.

    Na avaliação do ex-presidente do Conselho, o pedido seria impróprio. “Entendo que o ministro não poderia ser feito  porque o conselho tem autonomia e o papel do conselho é de promover os direitos da criança e do adolescente, se manifestando em casos de repercussão nacional”. A situação de Silvio Almeida só se complica.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.