Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Indígenas vão levantar suspeita sobre mudanças na PF da Amazônia

Em nota a ser divulgada pela Univaja, povos vão cobrar a corporação pelas mudanças de investigadores no estado, incluindo o caso Bruno Pereira

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 ago 2024, 15h58 - Publicado em 26 ago 2024, 13h00

Indígenas da Univaja, principal articulação dos povos originários que vivem na região do Vale do Javari, na Amazônia, vão fazer uma reclamação pública sobre mudanças na estrutura da Polícia Federal do Amazonas, ocorridas recentemente. 

Em nota a ser divulgada na tarde desta segunda, 26, a Univaja tratará da “desconfiança [sobre o] real motivo de tais mudanças, em razão dos excelentes resultados no combate ao crime organizado na região”. 

Nas últimas semanas, a PF trocou o superintendente da corporação no Amazonas e também o delegado responsável pelos inquéritos do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips, do ex-servidor da Funai Maxciel Pereira dos Santos e do massacre no rio Abacaxis, que envolve a PM do estado.

Na avaliação da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari pode haver interferência política na conjuntura das mudanças na Polícia Federal local.

Continua após a publicidade

“A redistribuição do inquérito a outro delegado só prejudica as investigações que avançam com a possível elucidação dos crimes e tem como alvos possivelmente autoridades amazonenses que dão sustentação às práticas criminosas no estado que ostenta a terceira posição em criminalidade do país”, dirá a nota.

O movimento pode desencadear nova pressão sobre a cúpula da PF no Amazonas que tem um dos maiores desafios de segurança pública no país, hoje aumentadas pela suspeita de incêndios criminosos no estado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.