Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O novo capítulo da disputa de Lula com o mercado em um dia ruim

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 jun 2024, 18h33 - Publicado em 26 jun 2024, 17h30

O presidente Lula afirmou, em entrevista ao UOL nesta quarta-feira, 26, que é necessário saber se o país precisa efetivamente cortar gastos para melhorar o equilíbrio fiscal. 

A fala não bateu bem no mercado financeiro, que reagiu da mesma forma de sempre.

A bolsa despencou e o dólar subiu. Tudo pela impressão de que o mandatário petista está sinalizando que não cortará gastos e pode aumentar os impostos (essa segunda parte não tem muito sentido). 

Não é a primeira vez que o presidente faz declarações do tipo. Recentemente, Lula afirmou que o corte de gastos tem que acontecer pelo aumento do crescimento e da queda dos juros.

Toda vez que o petista faz essas declarações o mercado reage da mesma forma que hoje.

Continua após a publicidade

Ocorre que especificamente nesta quarta, 26, o dia já estava ruim por fatores externos. Diretores do Banco Central americano indicaram que os juros nos EUA vão demorar mais que o esperado para cair (isso acontece há mais de um ano).

Com essas declarações desses diretores do BC estadunidense o dólar já estava em alta no Brasil. Lula somente deu mais um empurrão e pronto. O que aconteceu? O quadro que o próprio presidente não gosta ganhou ainda mais força.

Quando o dólar sobe empurra a inflação e quando impulsiona a inflação… fica mais difícil derrubar os juros, entendeu leitor? Então cria-se um círculo vicioso que o próprio mandatário reclama. 

Lula passou a semana passada inteira reclamando de Roberto Campos Neto, presidente do BC aqui no Brasil, e perdeu. A ver se sairá ganhando ou perdendo nesta semana também deixando dúvida sobre os corte de gastos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.