Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O novo conselho sobre Maduro entregue a Lula

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 set 2024, 20h45 - Publicado em 9 set 2024, 14h32

O presidente Lula está sendo aconselhado a escalar na retórica contra Nicolás Maduro após o cerco à embaixada da Argentina na Venezuela, que está sob custódia do Brasil desde a expulsão de diplomatas argentinos que não reconheceram a vitória do ditador chavista.

Parte do corpo técnico do Itamaraty, por exemplo, acredita que o melhor caminho para o mandatário petista é aumentar as críticas contra Maduro.

A avaliação interna no governo é a de que Lula vive o seu momento de maior afastamento do regime chavista em toda a sua história política, pressionado pela polarização interna na política brasileira. 

Diante do aumento dos conservadores no país, impulsionado pelo avanço da extrema-direita na sociedade e no Congresso, a gestão petista avalia que o melhor para o presidente seria o afastamento total de Nicolás Maduro.

Continua após a publicidade

Os últimos dias renderam um novo nível de tensão entre a Venezuela e o Brasil, com o cerco à embaixada da Argentina, que abriga seis opositores de Maduro mas está sob custódia do Brasil.

O abastecimento de energia chegou a ser cortado pelas forças do ditador venezuelano, assim como a autorização do governo local para que o Brasil proteja os interesses argentinos.

O governo brasileiro, contudo, garantiu que deixará a custódia somente quando o governo argentino apresentar outro país para substituí-lo na função.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.