Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Os sinais positivos e negativos da nova presidente da Petrobras

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 Maio 2024, 14h16 - Publicado em 28 Maio 2024, 14h15

Enquanto as ações da Petrobras sobem na bolsa puxadas pelas primeiras declarações da nova presidente da estatal, Magda Chambriard, o país vê de novo um governo do PT se aproximar de um grande conflito entre a ala desenvolvimentista e a ala ambientalista.

Chambriard afirmou muitas coisas, entre elas a de que também vai respeitar a vontade dos acionistas minoritários, tentando dirimir a impressão de que só a vontade da acionista controlador, o governo, será atendida.

Ocorre que a nova presidente da Petrobras não parou por aí e indicou que vai aumentar a pressão pela aprovação, ou emissão de licença para explorar o petróleo da da da bacia da Foz do Amazonas.

Na cabeça de Magda Chambriard, assim como na dos quadros do ala desenvolvimentista, o Brasil precisa de mais petróleo para liderar a transição energética. Não é o que pensa o Ibama e o ministério do Meio Ambiente.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante de sua fala – este que remete a algo que deu muito errado em governos petistas anteriores – é a de que vai recomprar refinarias privatizadas.

Magda Chambriard ainda afirmou que a política do governo Lula sobre os preços dos combustíveis será mantida – ou “abrasileirada”- e dos dividendos, um dos motivos que levou à queda do seu antecessor. “Se tem lucro, tem dividendos. Nós queremos ter lucro e queremos ter dividendos”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.