Em toda nova rodada, o Datafolha pergunta a segunda opção de voto dos eleitores brasileiros. A resposta a esse questionamento sempre gera estranheza, ainda mais em uma eleição que extrapolou a polarização política para a violência extremista.
Esta coluna sempre faz o exercício de olhar minuciosamente esse dado.
Em meio ao contexto político atual, existem aqueles eleitores que, se não votassem em Lula, votariam em Jair Bolsonaro. E se não escolhessem o atual presidente, votariam no petista. A informação gera surpresa em um grupo razoável de leitores deste espaço.
O que diz a pesquisa:
19% daqueles que garantiram que votariam em Lula, também disseram que escolheriam Bolsonaro, caso, por algum motivo, não votassem no ex-presidente. Em junho, esse número era de 16%.
25% daqueles que garantiram que votariam em Bolsonaro, disseram que escolheriam Lula, caso, por algum motivo, não votassem no atual presidente. Há um mês, esse dado era de 20%.
Para obter essa resposta dos entrevistados, o Datafolha apenas perguntou: “se não votar no seu candidato, em quem vai votar?”.
Isso mostra que o Brasil continua a surpreender quando o assunto é o humor do eleitorado. Mas a conclusão sobre o que querem dizer esses números fica, desta vez, a cargo de cada um de vocês, leitores.
Bom sábado.