Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Por que Bolsonaro tem dado um trabalho enorme para Lula

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 Maio 2024, 11h58 - Publicado em 29 Maio 2024, 11h50

Sob os gritos de “Lula ladrão”, o Congresso impôs uma enorme derrota ao atual presidente e uma grande vitória a Jair Bolsonaro, o líder inelegível da oposição.

Tanto a Câmara quanto o Senado derrubaram, nesta terça, 28, vetos de Lula às saidinhas dos presos em datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal.

O presidente havia deixado a permissão para os detentos visitarem suas famílias, como medida de ressocialização, e pediu a líderes no Congresso e até aos ministros de estado para se empenharem na manutenção do benefício.

Deu tudo errado.

A oposição conservadora liderada pelo clã Bolsonaro, sob um olhar permissivo de Arthur Lira, depositou 366 votos contra o veto de Lula, sendo 314 na Câmara e 52 no Senado.

Continua após a publicidade

Assim, derrubaram o veto do petista e trancafiaram mais os presos, que agora só podem sair, se quiserem, para estudar. Nada de encontros com familiares.

Como se não bastasse a humilhação, os parlamentares mantiveram o veto de Jair Bolsonaro à punição por fake news nas eleições. Deram ainda mais votos pró Bolsonaro do que contra Lula.

Vocês sabem o que isso significa, leitor.

Que o governo Lula atravessa um deserto para tentar construir uma base no Congresso, não é novidade. Acontece desde o dia 1 do terceiro mandato do presidente.

Continua após a publicidade

Mas barrar a tipificação do crime “comunicação enganosa em massa”, com votos do União Brasil e do PSD que, em tese, são base do governo, demonstra o tamanho da dificuldade da articulação do Lula-3.

Mentir nas eleições se transformou num ativo político da extrema-direita. Agora ganhou ainda mais dramaticidade sem uma legislação para coibir esses abusos.

Líderes desses dois partidos – União Brasil e PSD – atuaram abertamente contra Lula e a favor de Bolsonaro, dando um duro recado ao atual presidente.

Mais claro que isso, impossível.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.