Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

TSE de Alexandre de Moraes dá outro tiro certeiro em Bolsonaro 

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 dez 2022, 21h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazil's President Jair Bolsonaro (L) greets Judge Alexandre de Moraes during an inauguration ceremony of new judges of the Superior Labor Court in Brasilia, on May 19, 2022. (Photo by Sergio Lima / AFP)
    Encontro de Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes (Sergio Lima/AFP)

    O presidente Jair Bolsonaro tanto fez, tanto fez, tanto fez contra a democracia durante as eleições que conseguiu ser investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de Alexandre de Moraes.

    Sob a batuta do corregedor-geral eleitoral – ministro Benedito Gonçalves -, a corte primeiramente abriu uma apuração porque o líder da extrema-direita lançou dúvida sobre o resultado do pleito.

    Trata-se de um caso que vai tentar entender porque o mandatário tentou trazer um sentimento de insegurança e descrença ao sistema eleitoral, ferindo – de certa forma – o próprio Estado Democrático de Direito.

    Depois, Gonçalves ainda fez questão de abrir uma investigação por suposta prática de abuso de poder político e econômico. É uma forma de tentar compreender se houve ilegalidade naquelas medidas de última hora que usaram o Auxílio Brasil para ganhar o que? Votos.

    Continua após a publicidade

    “Os fatos narrados se amoldam, em tese, ao uso indevido de meios de comunicação e ao abuso de poder político, especialmente consideradas as balizas fixadas pelo TSE”, explica Gonçalves, que é ligado a Moraes e  foi muito elogiado por sua conduta no pleito.

    A decisão é uma forte sinalização a Bolsonaro, que está prestes a ficar sem mandato – algo que não acontecia desde 1989, quando foi eleito vereador.

    Após os duros recados do próprio Alexandre de Moraes na diplomação de Lula e o fato de que o pedido das duas investigações contra Bolsonaro são do PT, o presidente do Brasil nos próximos 16 dias deveria colocar as barbas de molho.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.