O discurso do deputado federal Tiririca (PR-SP), nesta quarta-feira, no qual ele declarou que abandonaria a política e não disputaria a reeleição em 2018, gerou entre alguns o mal-entendido de que o palhaço deputado renunciaria imediatamente ao mandato. A partir do engano, começou a circular a notícia falsa de que o suplente de Tiririca, e que, portanto, assumiria seu lugar na Câmara, é o ex-deputado federal José Genoíno (PT-SP), um dos petistas abatidos no escândalo do mensalão.
O boato foi ventilado no site Notícia Brasil Online (veja acima) e, como é de costume, ganhou projeção nas redes sociais. “Agora voce [sic.] vai entender porque colocaram o Tiririca e o Lula apoiou tanto. Aquela velha história, usa-se um ignorante para se atingir os objetivos. Porque o Tiririca não contou quem era o seu suplente?”, acusa a lorota. Leia abaixo a íntegra.
PT Criativo…..
Agora voce vai entender porque colocaram o Tiririca e o Lula apoiou tanto. Aquela velha história, usa-se um ignorante para se atingir os objetivos. Porque o Tiririca não contou quem era o seu suplente?
QUEM É O PRIMEIRO SUPLENTE DE TIRIRICA?
JOSÉ GENOÍNO!
CONVENIÊNCIA !
É MUITA SAFADEZA!
DESDE QUE O PALHAÇO TIRIRICA SE INSCREVEU COMO CANDIDATO JÁ ERA SABIDA SUA CONDIÇÃO DE ANALFABETO.
PELA MAIS PURA “COINCIDÊNCIA” ELE SE CANDIDATOU (OU SERIA O CONTRÁRIO?)
NA COLIGAÇÃO ONDE ESTAVA JOSÉ GENOÍNO E OUTROS MENSALEIROS, QUE CORRIAM O RISCO DA FICHA SUJA.
ENTÃO, PROVIDENCIALMENTE, DESCOBREM
QUE O TIRIRICA É ANALFABETO.
ELE SAI, GENOÍNO ENTRA!
CRIME PERFEITO, NÃO ?
MAS O POVO QUE VOTOU NESSE MENSALEIRO GENOÍNO SAFADO MERECE MESMO O QUE HOUVER DE PIOR NA POLÍTICA, NO CONGRESSO.
NEM HAVERIA NECESSIDADE DE LEI FICHA LIMPA
SE O POVO TIVESSE VERGONHA NA CARA PARA NÃO VOTAR NESSES MELIANTES.
MAS O POVO GOSTA!
GOSTA DE SER SACANEADO E AGRADECE !
TIRIRICA NELES !
ADIVINHA QUEM É O PRIMEIRO SUPLENTE DE TIRIRICA?
JOSÉ GENOÍNO.
Na coligação para a qual Tiririca foi puxador de votos, estão candidatos envolvidos no escândalo do mensalão.
Entre eles o deputado Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato para não ser cassado em 2005, sendo eleito em 2006.
E também petistas acusados no processo do mensalão, como João Paulo Cunha e José Genoino Neto.
Acorda, BRASIL!!!!!!!!!!!!!
O texto do boato remete às eleições de 2010, quando Tiririca, depois eleito, teve a elegibilidade questionada por supostamente ser analfabeto. Caso não comprovasse que sabia ler e escrever e a Justiça decidisse que ele era inelegível, o deputado seria cassado e José Genoíno, de fato, assumiria um mandato parlamentar. Isso porque, naquele ano, o PR, partido de Tiririca, estava coligado com PT, PRB, PC do B e PT do B nas eleições à Câmara e Genoíno havia sido o mais bem votado entre os candidatos não eleitos da coligação.
A ação sobre o suposto analfabetismo do deputado acabou arquivada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2013.
Na atual legislatura da Câmara, iniciada em 2015, no entanto, o petista não é suplente de Tiririca e não assumiria a cadeira dele na Câmara caso o palhaço tivesse mesmo renunciado.
É que em 2014, quando Tiririca foi eleito para seu segundo mandato na Câmara, José Genoíno sequer tinha seus direitos políticos disponíveis. Ele estava inelegível em função de sua condenação a 4 anos e 8 meses de prisão no julgamento mensalão, em 2012. Durante as últimas eleições gerais, ademais, Genoíno havia acabado de iniciar o cumprimento do restante da pena em regime domiciliar.
Mesmo que o petista tivesse condições legais de disputar a eleição à Câmara em 2014, não seria possível que ele tivesse sido eleito suplente de Tiririca. Naquele ano, ao contrário de 2010, o PR não se coligou com o PT ou qualquer outro partido na disputa proporcional. Assim, a primeira suplente da sigla é Luciana Costa, a sétima candidata mais votada do PR, que elegeu seis deputados – dois deles “puxados” pelos votos de Tiririca.
Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.