Dando continuidade à transferência de títulos para outras editoras após o anúncio de que ia encerrar suas atividades, a Cosac Naify repassou cerca de 300 obras para as editoras Sesi-SP e Senai-SP na última semana. Entre os transferidos estão as coleções Cinema, Portátil, Teatro e Modernidade, Mulheres Modernistas e Movimentos da Arte Moderna.
Leia também:
O triste fim da editora Cosac Naify
Companhia das Letras fica com parte do catálogo da Cosac Naify
As negociações ocorriam desde o fim do ano passado, quando Charles Cosac deu a triste notícia de que a editora ia fechar as portas. Desde então, a casa vem repassando seu catálogo para outras editoras, como a Companhia das Letras, que ficou com obras das áreas de ficção literária, clássicos, antropologia e literatura infanto-juvenil.
A decisão da empresa foi anunciada em novembro passado, quando Cosac afirmou que investiu cerca de 70 milhões de reais no negócio e não recebeu nenhum retorno. Diante da possibilidade de diminuir a qualidade dos projetos editoriais para tentar manter a editora funcionando, os sócios preferiram fechar o negócio. “Queria que ela acabasse como começou, não como uma editora decadente”, afirmou Charles Cosac ao jornal O Estado de S. Paulo.