Olinda recebe entre esta sexta e a próxima segunda-feira a Festa Literária Internacional de Pernambuco, ou Fliporto. Esta é a 6ª edição do evento, que tinha lugar em Porto de Galinhas e este ano acontece pela primeira vez no setor histórico da cidade.
A Fliporto 2010 homenageia a escritora Clarice Lispector e tem como tema “Literatura e Presença Judaica no Mundo Ibero-Americano”. No pontapé inicial do evento, marcado para o início da noite desta sexta, uma mesa reúne Eva Schloss, irmã da judia holandesa Anne Frank, e o escritor gaúcho Moacyr Scliar.
Entre os debatedores sobre a homenageada, Clarice Lispector, a festa conta com Nádia Gotlib e o americano Benjamin Moser, ambos biógrafos da escritora. O último lançou no ano passado o livro Clarice, pela Cosac Naify, que entre outras coisas descreve a influência que Lispector sofreu em sua obra por conta da fuga da família da Ucrânia para o Brasil no começo da década de 1920 e, em especial, a morte da mãe, que a teria levado a poupar a vida de quase todos os seus personagens.
A Fliporto terá o lançamento de cerca de 50 livros, com destaque para Todos os Homens São Mentirosos, do escritor argentino Alberto Manguel. Haverá também painéis destinados aos quadrinhos, com Daniel Galera, Rafael Coutinho e João Lin, além da participação do cantor Alceu Valença e do poeta Marcus Accioly, que falarão sobre a relação entre a música e a poesia.
Alguns dos escritores já citados, também participam do evento Arnaldo Niskier, François Jullien, Camille Paglia, Márcia Tiburi, Richard Zimler, Contardo Calligaris, Ronaldo Wrobel, e Guilherme Fiúza.
Leia também, desta sexta-feira:
Record deixa Jabuti alegando escolha política na premiação
Para diretor Sergio Machado, Chico Buarque não poderia levar o prêmio principal após ficar em 2º lugar na categoria Romance