10 castelos de sonho para conhecer na Europa
Você não precisa ter sangue azul ou viver num conto de fadas para conhecer algumas das mais belas e antigas construções do continente europeu
Há séculos os castelos nos fascinam.
Não à toa estão sempre presentes em contos de fadas ou histórias de terror e inspiram lugares mágicos, como a Disney.
Com suas paredes de pedras, torres altas e entradas grandiosas, muitas vezes com pontes sobre rios, eles contam a história de lugares e povos. Não por acaso é na Europa que encontramos os mais belos castelos do mundo.
São milhares, de todos os tamanhos e estilos e épocas, espalhados pelo continente. Alguns viraram museus, outros servem de locação para filmes, casamentos e outros eventos e muitos ainda servem de moradia para algumas famílias mais afortunadas.
Mas você não precisa ter sangue azul para conhecer muitos deles.
Não foi fácil escolher os mais bonitos, mas cheguei a um top 10, com uma certa licença poética. Qual outro você colocaria nesta lista?
- Leia também: A última chance para salvar o turismo na Europa
1. Neuschwanstein
Alemanha
Aberto ao público em 1886, sete semanas após a morte do Rei Luis II, é um dos castelos mais populares da Europa, com mais de 1,4 milhão de visitantes todos os anos. Durante o verão, chega a receber 6 mil pessoas por dia. Seu design foi inspirado nas óperas de Richard Wagner. Na época de sua construção foi considerado por muitos como extravagante e exagerado. A foto parece familiar? É porque o Neuschwanstein serviu de inspiração para o Castelo da Cinderela, na Disney.
Construção: 1869
Onde fica: Neuschwansteinstraße 20, Schwangau
Site: www.neuschwanstein.de
2. Alcázar de Segovia
Espanha
Construído num penhasco rochoso no encontro dos rios Eresma e Clamores, foi incialmente usado como uma fortaleza islâmica, no século 12. Mas desde então já serviu como palácio real, prisão estadual, academia militar e colégio real de artilharia. Durante os séculos sua forma foi mudando, devido a várias ampliações em suas dependências. Em 1931 foi declarado como monumento histórico. Hoje há um museu em seu interior que é possível visitar.
Construção: 1122
Onde fica: Plaza Reina Victoria Eugenia, Segovia
Site: www.alcazardesegovia.com
3. Peleş
Romênia
Considerado um dos mais belos castelos do leste europeu, combina vários estilos arquitetônicos. Apesar de ser chamado de castelo, era originalmente um palácio. Hoje em dia abriga um museu com mais de 160 salas e salões, divididos em temas, como escritórios, bibliotecas, galerias de arte, ou estilos, como turco, francês, imperial, entre outros. O castelo ainda tem 30 banheiros e abriga uma das melhores coleções de arte do continente. São estátuas, pinturas, móveis, armas, porcelanas, tapetes, entre outros.
Construção: 1873
Onde fica: Aleea Peleșului 2, Sinaia
Site: peles.ro/
4. Örebro
Suécia
Erguido numa pequena ilha no rio Svartan, o castelo de Örebro começou com uma torre de defesa, construída na segunda metade do século 13. Nos séculos seguintes foi crescendo até virar o castelo que é hoje. Depois de servir como defesa do país, foi também casa dos governantes locais por mais de 200 anos. Hoje é aberto ao público e é palco de shows, eventos, exibições de arte, comida e conferências. Há também um restaurante no pátio, aberto durante o verão.
Construção: século 13
Onde fica: Kansligatan 1, 703 61 Örebro
Site: www.visitorebro.se
5. Chenonceau
França
Um dos mais belos castelos do Vale do Loire, Chenonceau foi construído sobre o rio Cher e uma das imagens mais marcantes são seus arcos refletidos na água do rio. Apelidado de “Castelo das Sete Damas”, pois foi idealizado e mantido por mulheres (duas delas rainhas) durante os séculos. Mistura arquitetura gótica com detalhes renascentistas. Dentro do castelo há coleções de arte, móveis de época e tapetes. Do lado de fora, o destaque são os jardins: o de Diane de Poitiers e o de Catarina de Médici.
Construção: 1515
Onde fica: Chenonceaux
Site: www.chenonceau.com
6. Miramare
Itália
Como o nome já diz, o castelo de Miramarefoi construído à beira-mar para servir de residência a Maximiliano de Habsburgo, arquiduque da Áustria, e sua mulher, Carlota da Bélgica, no século 19. Seu visual bucólico e romântico, na beira do mar Adriático, é completado por um gigantesco parque de 22 hectares. Hoje o castelo abriga um museu com mobília original, enfeites e objetos de decoração. Dentre os locais mais impressionantes de se visitar estão a sala de música de Carlota e a sala do trono, recentemente restaurada.
Construção: 1856
Onde fica: Viale Miramare, Trieste
Site: www.castello-miramare.it
7. Burg Hohenwerfen
Áustria
Localizado nas montanhas a pouco mais de 40 km de Salsburgo, parece um castelo de conto de fadas. Se o visual parece familiar é porque ele foi cenário do filme “A Noviça Rebelde”, entre outras produções para a telona. Erguido no século 11 como uma fortaleza para proteger a região, ganhou adendos com o passar dos anos até tornar-se o que é atualmente. Hoje é aberto ao público e, além dos tours tradicionais, é possível explorar a taverna que fica no castelo, a câmara de armas, além de demonstrações diárias de falcões treinados.
Construção: 1075
Onde fica: Burgstraße 2, Werfen
Site: www.salzburg-burgen.at
8. Bodiam Castle
Inglaterra
Sabe aqueles castelos que a gente desenhava quando era criança? Com torres quadradinhas e rodeado por um fosso? Pois saiba que ele existe e fica no sul da Inglaterra. Construído por Sir Edward Dalyngrigge durante a Guerra dos Cem Anos para se defender dos franceses, já apareceu em vários filmes, um dos mais famosos foi “Monty Python e o Santo Graal”. Hoje o castelo é aberto ao público e é possível tomar chá da tarde ou ouvir histórias contadas por voluntários. Também pode ser alugado para casamentos.
Construção: 1385
Onde fica: Bodiam, Robertsbridge
Site: www.nationaltrust.org.uk
9. Kylemore Abbey
Irlanda
O castelo de Kylemore foi construído por Mitchell Henry, empresário e político, que queria homenagear sua mulher, Margaret, além de desejar dar o melhor a sua pátria, a Irlanda. Transformada em abadia em 1920, hoje é mantida pelos beneditinos. Além de visitar o local, é possível aproveitar as delícias preparadas por eles no local _o chocolate é a especialidade_, além de conhecer os belíssimos jardins ao redor da edificação.
Construção: 1867
Onde fica: Kylemore, Galway
Site: www.kylemoreabbey.com
10. St. Michel
França
Sim, ele parece um castelo mas não é. Mas como avisei da licença poética lá no começo do post e ele é tão, tão lindo achei que merecia um lugar nesta lista. Principal atração turística da bela região da Normandia, o Mont St. Michel recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano que se embrenham em suas ruelas depois de atravessar a pequena estrada que leva a ele. Construído na época medieval para servir como ponto de defesa, passou por mudanças e reconstruções durante os séculos seguintes, especialmente entre os séculos 17 e 18. Seu ponto mais alto é a abadia de St Michel, que é reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade desde 1979.
Construção: 1523 (inauguração da abadia)
Onde fica: Mont St. Michel, Normandia