No mundo ideal todo mundo teria uma semana para aproveitar os parques da Disney. Mas na vida real nem sempre é assim.
Seja porque você está apenas de passagem, porque está sem dinheiro, porque está com alguém que não é muito fã de parques ou outro motivo qualquer, ter pouco tempo não necessariamente significa que você não pode aproveitar um dia de muita diversão na Disney. Muito pelo contrário!
Mas se você tem tempo limitado para aproveitar, tem que ser um pouco ninja para explorar tudo o que tem direito.
Há um ano e pouco fui para Orlando visitar uma amiga e não estava nos meus planos ir à Disney. Mas ganhei do meu primo um ingresso de um dia para qualquer parque. Aí não tinha como não ir, né? No meu caso eu escolhi ficar só no Animal Kingdom, que eu ainda não conhecia.
Depois de “estudar” o parque, fiz meu plano de ataque e cedinho já estava na porta para aproveitar meu dia. Só saí de lá quando já estava escuro e consegui ir a todas as atrações que queria. Tive tempo de almoçar sem pressa e fiquei com a sensação de ter usado bem meu pouco tempo por lá.
Então aí vão 12 dicas essenciais para quem quer aproveitar a Disney mas tem pouco tempo para isso.
1. Planeje e priorize
A primeira coisa a fazer é definir em que parque você pretende gastar seu dia. A partir daí você pode começar seu planejamento para aproveitar ao máximo suas horas por lá. Entre no site da Disney, estude as atrações, defina as que você mais quer ir e depois trace um roteiro básico, para te ajudar quando você estiver no parque. Nada pior do que estar lá e ficar tentando lembrar onde você queria ir. Dar uma boa olhada no mapa antes de chegar também te ajuda a não perder tempo como uma barata tonta.
2. Fique perto
Para não perder muito tempo no estacionamento, depois nos transportes até os parques, uma boa opção pode ser ficar dentro da Disney. Pode até ser mais caro do que você pagaria em outro hotel, mas às vezes a economia de tempo pode valer a pena. Se sua escolha for o Magic Kingdom, uma boa opção é ficar no Contemporary Resort, que fica a uns 10 minutos de caminhada do parque. Além disso, ficando num dos hotéis da Disney você ganha uma série de benefícios, como transporte gratuitos, horas extras nos parques e acesso antecipado à reserva de atrações e shows.
3. Compre seus ingressos antecipadamente
Sim, tudo na Disney é super organizado e funciona bem e as filas até andam com uma boa velocidade na maioria das vezes. Mas se você só tem um dia para gastar, não perca tempo na fila para comprar ingressos se você pode fazer isso pela internet e receber seus bilhetes por email, sem ter que pagar a mais por isso (não se esqueça de imprimir para não ter que ficar na fila para trocá-los depois). Você pode adicionar a opção “hopper”quando for comprar o ingresso, o que te dá direito de ir a todos os parques no mesmo dia, por uma quantia a mais (que varia dependendo do dia e do parque escolhido). Mas para conseguir aproveitar esse benefício você vai ter que ser ainda mais ninja. Só recomendo se você tiver coisas muito específicas na sua lista para cada um dos parques, já que o tempo que se perde entre um e outro pode ser grande.
4. Chegue cedo
Quanto mais cedo você chegar, menores as filas vão ser. Confira o horário de abertura dos parques e esteja lá alguns minutos antes do horário. Se você vai usar os meios de transporte oferecidos pela Disney, lembre-se que eles podem estar cheios, então calcule algum tempo a mais. Dependendo da hora que você chegar pode até acabar cruzando com o Mickey e o Pluto no monorail antes de o parque abrir…
5. Use o FastPass
Comprando um ingresso da Disney você tem direito ao FastPass, que deixa você fazer reservas (leia-se pular a fila) em três atrações por dia. Se você comprar seu ingresso online, pode fazer isso a partir de um mês antes de sua visita ou, se tiver uma reserva em algum dos hotéis da Disney, pode começar a reservar com dois meses de antecedência. Se você deixou para a última hora e não conseguiu reservar nada, nos parques há quiosques que distribuem FastPasses a mais ou menos cada duas horas. Os para as atrações mais concorridas, como a Space Mountain, a Splash Mountain, Indiana Jones Adventure, tendem a acabar antes, então dê prioridade a eles.
6. Baixe o “My Disney Experience”
Este aplicativo gratuito da Disney é ótimo para te ajudar a planejar todas as atividades que você pretende fazer enquanto estiver por lá. Com ele é possível gerenciar o uso dos seus FastPasses, fazer reservas para restaurantes, ver mapas dos parques, saber onde encontrar os personagens, onde ficam os banheiros e, o mais importante de tudo, ele te dá, em tempo real, o tempo de fila de cada atração. Ou seja, facilita bastante a vida de quem está com os minutos contados dentro do parque.
7. Faça reservas para comer
Se a sua idéia não é sentar para fazer uma refeição com calma e apenas comer lanches durante o dia, pule para o próximo item. Mas se você quer sentar e comer com calma pelo menos uma das refeições, reservar uma mesa vai facilitar sua vida. E não é uma má ideia, assim, além de comer com tranquilidade, você ainda aproveita para descansar as pernas. Se você escolheu o Magic Kingdom e quer tomar um vinho ou beber uma cerveja em sua refeição, não se preocupe. Você não está mais restrito ao restaurante “Be Our Guest”, que até o final de dezembro era o único do parque a servir bebidas alcóolicas.
8. Aproveite as paradas para ir nas atrações
São várias paradas durante o dia e a noite e você não precisa assistir a todas. Pelo contrário. Decida qual você pretende ver e aproveite as outras para ir nas atrações mais concorridas, que tendem a ficar mais vazias (confira no “My Disney Experience” antes!). Mas preste atenção para não ficar “preso” em um lado do parque porque às vezes pode ser difícil passar de um canto para outro por conta das paradas. Se você quer ver a parada, saia um pouco antes do fim e vá para a próxima atração, antes que a multidão faça o mesmo.
9. Deixe as compras para o final
Sim, pode ser muito tentador parar naquelas lojinhas incríveis e cheias de bugigangas logo que você entra num parque. Mas lembre-se que elas geralmente são as últimas coisas dos parques a fechar e você pode deixar para fazer suas comprinhas ao final do dia. Assim também não precisa carregar sacolas durante todo o dia. As lojas da Main Street, no Magic Kingdom, por exemplo, fecham duas horas depois do resto do parque. E quem sabe estando cansado você não compre menos?
10. Fique até o parque fechar
Se você estiver com crianças pequenas isso vai depender do nível de cansaço delas. Mas se todo mundo estiver no pique, aproveite os parques até o finalzinho. Não deixe de ver as paradas noturnas e as queimas de fogos. E aproveite os parques mais vazios e tranquilos para caminhar sem pressa e admirar detalhes que durante o dia, na correria, quase nunca dá tempo. Dependendo da hora que você sair do Magic Kingdom, ainda pode ter a sorte de ver o “The Kiss Goodnight”, que é quando o castelo da Cinderela começa a piscar e os auto-falantes anunciam o fechamento do parque, com um discurso em que falam de Walt Disney, de seus valores e seus sonhos.
11. Evite a alta temporada
Esta nem sempre é possível. Mas se puder escolher, fuja dos meses de férias de verão em que o parque fica mais cheio e as filas, maiores. Fora o calor e a chuva. Natal, Ano Novo e o Spring Break, que acontece em março ou abril, são outras datas a serem evitadas. Além de filas nos parques, os hotéis também ficam mais caros. Em geral, a melhor época para quem quer ir para a Disney é da segunda metade de agosto até novembro.
12. Saiba que não dá para fazer tudo
Mesmo que você faça um super planejamento, dê sorte nas filas e seja ninja o dia todo, muito provavelmente você não vai conseguir fazer tudo em um dia só. E tudo bem. Sair com um gostinho de quero mais é o primeiro passo para voltar. Sempre que fico frustrada em alguma viagem por não ter visto alguma coisa ou ido a algum lugar penso que este é um ótimo motivo para eu voltar o quanto antes. E com a Disney é sempre assim. Além de serem muitos parques, muitas atrações, muita informação para digerir, eles estão sempre com novidades que fazem a gente querer voltar e voltar e voltar… mesmo depois de adulto