9 coisas que você jamais deve fazer no aeroporto
Passageiro frequente ou não, saiba algumas coisas que você deve evitar fazer pelo seu bem, por educação e também pelo bem estar dos demais passageiros
Podem me julgar. Me chamem de louca ou de estranha. Não me importo. Mas preciso confessar que um dos lugares que mais gosto de estar é num aeroporto.
Talvez seja pelo fato de ele representar uma viagem iminente. Talvez seja pela “fauna” que o habita e me entretem toda vez. Ou talvez exista mesmo alguma coisa no ar dos aeroportos que me fascina.
Já contei várias vezes aqui no blog que sou do tipo que adora chegar com bastante tempo de sobra antes de voar. Mas não por medo de perder meu voo e sim para poder ficar mais tempo no aeroporto. Sou também daquelas que preferem uma escala um pouco mais longa do que aquelas que não dá tempo nem de sentar no portão de embarque.
E sim, “O Terminal”, aquele filme em que o Tom Hanks mora no aeroporto depois de ser impedido de entrar nos EUA, é um dos meus filmes favoritos.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=dgXyQUMRpj4&w=560&h=315]
Mas quem viaja bastante e gosta de observar o comportamento das pessoas sabe que existem algumas coisas que jamais devem ser feitas em um aeroporto.
Seja para evitar problemas, para não perder um voo ou simplesmente (e talvez o mais importante) para o bem estar de todos.
Não são regras escritas, mas coisas que ou o bom senso ou a experiência acabam nos ensinando. E que tornam sua passagem por um aeroporto, onde quer que você esteja neste mundão, muito mais agradável e menos estressante.
Vamos a elas?
1. Jamais use muitos objetos metálicos
Todo mundo que está indo para o aeroporto. E, a esta altura, todo mundo sabe que irá passar por um detector de metais ao chegar no aeroporto. Então que tal facilitar sua vida e a dos demais passageiros que estarão atrás de você na fila e deixar todas aquelas correntes, a jaqueta de tachinhas e acessórios metálicos dispensáveis dentro da mala? Além de economizar tempo, você fará um bem aos demais passageiros. Moedas no bolso, muitos zíperes e botas e sapatos com metais também devem ser evitados. Eu, como detesto perder tempo na fila do raio-x sempre vou com uma calça que não precisa de cinto e sapatos fáceis de tirar e colocar.
2. Jamais beba demais
Seu voo atrasou e você resolveu tomar mais uma taça de vinho? Foi para o lounge e acabou se empolgando com as bebidas de graça? Cuidado! Este é um dos jeitos mais fáceis de perder a noção do tempo em um aeroporto e, consequentemente, perder também seu voo. Deixe para tomar aquela tacinha a mais quando já estiver sentado em sua poltrona do avião, assim você não correrá riscos. E se for inevitável uma boa dica é colocar um despertador no seu celular para a hora do embarque. Melhor prevenir do que remediar 😉
3. Jamais esqueça de usar fones de ouvido
Não é porque você quer assistir um episódio de Friends que todos que estão ao seu lado no portão de embarque também querem. Tampouco todo mundo precisa participar daquela conversa no FaceTime antes de embarcar. E ninguém precisa escutar as musiquinhas no último volume daquele jogo que seu filho está viciado no tablet. Bom senso é fundamental. E sempre que vejo uma cena destas me lembro daquela frase: “a sua liberdade termina onde a do outro começa”. Não custa nada colocar um fone de ouvido, né?
4. Jamais bloqueie a esteira de bagagem
Quer me tirar do sério no aeroporto é chegar na esteira de bagagem depois de um longo voo e as pessoas começarem a se acotovelar em cima de você até bloquearem sua visão das malas que estão chegando… Nossa como isso me irrita. E preciso dizer que é um fenômeno que só vejo acontecer por aqui. Minha felicidade é enorme quando desembarco em algum lugar e as pessoas esperam, civilizadamente, alguns passos atrás da esteira, suas malas chegarem. Já perdi as contas da quantidade de vezes que já discuti com estranhos por causa disso… custa ficar um passinho atrás esperando sua bagagem? Assim todo mundo pode enxergar as malas que aparecem e só se aproximam da esteira no momento de pegá-las.
5. Jamais fure fila
É inacreditável, mas acontece. E muito. Basta começar o processo de embarque que sempre aparece um ou outro mais “apressado” e entra na frente de todo mundo que está, civilizadamente, fazendo fila. Aeroporto pode ser um lugar bastante estressante: medo de perder o voo, medo de voar, fila pra isso, fila pra aquilo. E tudo que a gente não precisa é ter que aguentar gente mal educada que não sabe respeitar fila. Se você é do tipo que faz isso, torça para não encontrar comigo por aí. Porque eu sou daquelas que compra briga e não deixa passar. Lembro uma vez na Malásia, na fila do check-in, eu era a próxima a ser atendida e um cara veio por fora da fila e entrou na minha frente. Não pensei duas vezes e fui com meu carrinho em cima do dele e fiz um escândalo até que o funcionário da empresa aérea me desse razão e me atendesse primeiro. Não sei se ele era um sheikh árabe ou não, mas não deixei barato.
5. Jamais tire aquela soneca
Você está numa escala, fez um voo super longo e mal conseguiu pregar os olhos no primeiro voo. Aí chegou no aeroporto e tinha que esperar mais cinco horas por sua conexão. Qual o problema de tirar uma sonequinha de meia hora? Ha, aí é que mora o perigo! Já pensou se você perde a hora e também o seu voo? Como vai explicar para a empresa aérea que estava dentro do aeroporto mas não embarcou? Se não tiver como evitar a soneca programe o despertador do seu telefone e coloque mais um alarme para alguns minutos depois para garantir que não irá colocar no “modo soneca”. Se estiver acompanhado melhor, assim vocês podem revezar o sono. Ou peça para alguém que estiver por perto para te acordar. Melhor passar vergonha do que perder a hora!
7. Jamais deixe suas bagagens desacompanhadas
Em tempos de atentados terroristas e ameaças de bomba como os que infelizmente vivemos hoje em dia, nada de deixar suas bagagens sozinhas enquanto você dá aquela corridinha até o banheiro. Além de correr o risco de ficar sem seus bens você ainda pode causar involuntariamente um tumulto no aeroporto e até causar atrasos de voos e a interdição de parte de um terminal. Bagagem desacompanhada não é brincadeira especialmente em países com histórico recente de ataques terroristas. Sempre leve sua mala onde for ou então peça para que alguém cuide dela para você.
8. Jamais banque o engraçadinho
Dando continuidade ao item acima, não tente fazer piada na hora de colocar suas babagens de mão no raio-x ou passar pelo detector de metais. Nada de brincar com palavras como bombas, armas ou substâncias ilegais. A não ser que você queira passar seu tempo no aeroporto prestando explicações. Segurança de aeroporto não é brincadeira e qualquer deslize pode te causar dores de cabeça. Deixe as piadinhas infames para depois.
9. Jamais faça fila antes de começar o embarque
Se alguém tiver uma explicação convincente por favor me fale. Porque realmente não consigo entender o motivo de as pessoas formarem filas quilométricas nos portões horas antes de começar o embarque. O avião tem lugares marcados e ninguém irá sentar na sua poltrona. O voo também tem hora para sair, então de nada adianta formar fila antes porque ninguém vai entrar na aeronave antes da hora. O cúmulo pra mim é quando o avião ainda nem chegou e o povo já está de pé, fazendo fila. E fila atrai fila, né? Especialmente nós, brasileiros, parece que basta vermos uma fila que já entramos antes mesmo de descobrir pra que. Enfim, porque não aproveitar o tempo antes do embarque para ler, comer, ver um filme, conversar, meditar e aí, quando começar o embarque, formar fila de acordo com o grupo que aparece no seu cartão de embarque? Não há necessidade de alguém que está na “Zona 6” do embarque estar na fila faltando uma hora e meia pro voo, né?