Arrumar mala é uma arte. É preciso paciência, organização e tempo. Um pouco de experiência também ajuda a deixar o processo menos demorado e o resultado mais satisfatório.
Quem viaja com uma certa frequência já deve ter criado alguns hábitos e desenvolvido técnicas próprias para facilitar este, que pra mim é o pior momento de uma viagem.
Eu, por exemplo, sempre tenho meus produtos de banheiro duplicados: um desodorante no banheiro, outro na minha necessaire de viagem. Um escova de dente no banheiro, outra na necessaire. Um shampoo no box e outro na bolsinha. E por aí vai. Assim não apenas economizo tempo na hora de fazer minhas malas como também não esqueço nada em casa.
Outra coisa que tenho verdadeira obsessão quando o assunto é fazer malas é ter um compartimento certo para cada coisa, leia-se uma bolsinha ou necessaire para deixar tudo organizado. Tenho a dos produtos de banheiro, a dos sapatos, a dos eletrônicos, a dos cabos, a dos produtos de higiene que vão na mala de mão… a lista é enorme.
Não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas quando se trata de fazer mala viro a rainha do TOC e tudo tem que estar em perfeita ordem para que eu saiba onde cada coisa está quando estou viajando.
Mas vamos combinar que ter a solução certa para cada coisa é complicado. Não apenas a lista de cacarecos é gigante como também eles custam dinheiro.
Se você quer deixar sua bagagem organizada e não pretende gastar um centavo comprando cacarecos específicos para isso, aqui vão algumas dicas de como reaproveitar coisas que você já tem em casa para por ordem na mala!
1. Caixinha de comprimidos
Sabe aquelas caixinhas para organizar os medicamentos para a semana toda que estão à venda em qualquer farmácia? Se você tem alguma sobrando em casa pode aproveitá-la para guardar brincos e afins de maneira organizada. Nada de colocar tudo junto num mesmo saquinho porque é pedir para perder durante a viagem.
2. Canudinhos
Quem nunca colocou colares numa bolsinha para viajar e quando for pegar um deles para usar se deu conta que estavam todos emaranhados num bolo só? Para evitar que seus colares embolem na mala, corte canudinhos de acordo com o tamanho dos colares e passe-os por dentro. Feche normalmente e pronto!
3. Clips de papel
Você certamente já recebeu uma apostila com um daqueles clips enormes e não soube o que fazer com ele. Pois saiba que eles são ótimos para proteger as lâminas de barbear dentro da necessaire para evitar acidentes ou estragar a lâmina.
4. Sacos plásticos herméticos
Se eles já são uma mão na roda na cozinha, na hora de viajar aqueles saquinhos plásticos com fechos herméticos conseguem ser ainda mais úteis! Eles servem para guardar miudezas dentro das malas, podem ajudar a organizar meias e roupas íntimas, servem para armazenar aquele biquini que ficou molhado e não deu tempo de secar ou ainda para proteger documentos como passaportes e passagens. Por isso sempre é bom ter alguns dentro da mala.
5. Caixinhas de bala
Apesar de quase nunca usar grampos quando estou em casa, nunca viajo sem alguns. Nunca se sabe quando teremos que prender o cabelo para ir a uma festa super chique ou quando eles nos ajudarão a prender uma roupa, por exemplo. Mas quer coisa mais irritante do que aquele monte de grampos soltos na necessaire? Para evitar esse problema basta guardá-los em uma daquelas caixas de balinha que todo mundo usa de vez em quando para dar uma “garantida” no hálito
6. Filtros de linha
Hoje em dia todo mundo viaja com uma tonelada de equipamentos eletrônicos, o que significa ter de levar milhares de adaptadores de tomada para poder recarregar todos ao mesmo tempo e não ter de escolher entre o celular e a máquina fotográfica, por exemplo. Para resolver esse problema basta levar um destes filtros de linha que todo mundo tem em casa e aí você não irá precisar revezar seus equipamentos na hora de recarregá-los. Assim você leva menos adaptadores e deixa sua mala mais organizada.
7. Caixas de óculos
Se você, como eu, tem mania de comprar óculos escuros já não deve mais saber o que fazer com aquelas caixas enormes que geralmente vêm com eles… Uma boa maneira de reutilizá-las é guardando os milhares de cabos e fios que somos obrigados a levar quando viajamos hoje em dia. Outra boa maneira de armazená-los é colocar todos juntos em um pequeno tupeware (bem, o tamanho vai depender da quantidade de fios e cabos que você usa).
8. Toucas de banho
Sabe aquelas toucas plásticas que a gente tem mania de pegar em hotéis mas que acaba nunca usando quando chega em casa? Pois saiba que você pode usá-las para guardar seus sapatos antes de colocá-los na mala. Ao invés de colocar cada um num saquinho de supermercado e ter que abrir toda vez para ver qual é, assim você consegue enxergar o sapato e protege a sola para não sujar suas roupas.
9. Filme plástico
Poucas coisas tiram tanto o meu humor quanto abrir uma necessaire e ver que o conteúdo todo daquele seu creme preferido vazou e sujou tudo o que estava dentro. Além do trabalho de ter que limpar tudo, ninguém merece desperdiçar cremes, shampoos e afins, né? Para evitar que isso aconteça, basta cortar um pedaço de filme plástico (aquele que a gente usa na cozinha para cobrir os alimentos antes de guardar na geladeira) e fechar novamente a embalagem.
10. Caixas para lentes de contato
Se a viagem é curta e você não quer levar as embalagens grande de alguns produtos que vai usar pouco, como cremes e bases para o rosto, por exemplo, uma boa dica é usar aquelas pequenas caixinhas para guardar lentes de contato. Elas têm um tamanho bom e como o fecho é de rosquear, dificilmente irá abrir e fazer com que o conteúdo vaze e suje suas coisas.
11. Pregadores de roupa
Eles têm mil e uma utilidades. Podem ser usados para segurar escovas de dente em pias alheias (os lugares mais sujos em hotéis, como já contei nestes post aqui), podem servir para fechar direito aquela cortina que insiste em deixar a claridade entrar pela manhã ou ainda podem ajudar a organizar fios e cabos dos nossos eletrônicos antes de colocar em seus devidos compartimentos.