Assim como muita gente acredita que as calorias que comemos no aeroporto não entram na conta da dieta imagino que há quem acredite que algumas regras sociais não valem em aeroportos…
Toda vez que viajo de avião fico chocada com alguns (maus) hábitos de certos viajantes. É como se a educação e os bons modos ficassem do lado de fora do terminal ou esquecidos em casa.
Não quero generalizar porque nem todo mundo se comporta mal, mas que tem vezes que tenho vontade de socar algumas pessoas no aeroporto isso eu tenho!! É cada coisa que a gente vê que fico cho-ca-da.
Gente que não respeita fila, gente que não respeita os outros, gente que não vê além do próprio umbigo… a lista é enorme e poderia passar horas aqui desopilando meu fígado e falando cobras e lagartos sobre esses tais passageiros.
Mas não sou a única a me irritar com essas coisas não. Uma pesquisa feita no Reino Unido em parceria entre o Aeroporto de Stansted em Londres e a empresa de pesquisas YouGov revelou os dez hábitos que mais irritam os passageiros em aeroportos.
Os resultados, preciso confessar, não me surpreenderam em nada, já que estamos cansados de conviver com passageiros assim quase toda vez que colocamos os pés num aeroporto.
Curioso pra saber quais são estes (maus) hábitos? Aí vão eles:
1. Pessoas que furam filas
Se você está na China ainda é obrigado a aguentar o pessoal furando fila porque este é um conceito que infelizmente não existe por lá. Mas no aeroporto em qualquer outro lugar do planeta aí é já é demais… Será que é tão difícil para algumas pessoas entender que se alguém está na sua frente é porque chegou primeiro? Tipo do hábito que não suporto e faço questão de reclamar com o “furador”.
2. Pessoas que colocam malas nas poltronas da sala de embarque
O cúmulo da falta de educação e do egoísmo, especialmente porque parece que hoje em dia a quantidade de poltronas nas salas de embarque tem diminuído no mundo inteiro (talvez seja uma tática para termos que consumir nos restaurantes ou fazer compras nas lojas do aeroporto). E o pior de tudo é que este tipo de passageiro nunca se dá conta que tem alguém querendo sentar e jamais pede desculpas por ocupar um lugar com uma mala.
3. Pessoas que não estão com os documentos à mão
A fila para o embarque está enorme, você está cansado e louco para entrar no avião e descansar. Mas aí aquela família enorme que está na sua frente simplesmente não se deu conta que precisa de todos os cartões de embarque e documentos de identificação para embarcar. E atravanca o resto da fila toda procurando em cada bolso os documentos da galera… Não dá né? Basta ficar atento aos comunicados no momento de embarque e ouvir que os documentos têm de estar à mão para não atrapalhar os outros.
4. Pessoas que não seguem as regras de segurança
Hoje em dia não dá mais para dizer que não sabia que tinha que tirar o computador da mala de mão ao passar no raio-x ou que não sabia que não podia levar duas garrafas de bebida de presente na bagagem de mão. Todo mundo está cansado de saber da regra dos líquidos e do que pode e não pode ser levado dentro do avião. Mas ainda assim sempre surge aquele passageiro “desavisado” que atrasa todo mundo atrás dele na fila de raio-x porque insiste que não sabia que aquela tesoura não podia embarcar com ele…
5. Pessoas que exageram nas malas e têm de refazê-las na fila
Quem nunca presenciou a cena na fila do check-in: aquela pessoa ajoelhada no chão com as malas abertas, toda sua “intimidade” exposta, tentando redistribuir o peso entre a mala despachada, a mala de mão e qualquer outro compartimento que tiver ao seu dispor para não ter que pagar excesso de bagagem? Não custa nada dar uma olhada no peso que suas malas podem ter antes de viajar e, na dúvida, pesar suas bagagens antes de ir para o aeroporto. É economia de mico e assim você não atrapalha os passageiros que estão atrás na fila do check-in.
6. Pessoas que correm nos corredores batendo nos outros
Quase todo mundo já se atrasou para um voo e teve que cruzar um aeroporto correndo uma vez na vida… faz parte. O que não dá é aquele tipo de passageiro que só porque está atrasado se vê no direito de sair batendo com as malas ou cotovelos em quem e no que estiver à sua frente. Pedir desculpas então nem pensar… parece que cada palavra que usar para se desculpar irá lhe tirar mais 10 minutos de tempo. Haja falta de educação!
7. Pessoas que não recolhem suas bandejas no raio-x
Não existe uma regra que diz que você deve recolher suas bandejas depois de tirar seus pertences que passaram pelo raio-x. Mas diz o bom senso que se você fizer isso irá ajudar o passageiro que vem logo atrás de você, já que as bandejas não irão estacionar na esteira do raio-x atrasando todo o processo ou mesmo começar a se empilhar de maneira perigosa. Oi ainda deixar aquele outro passageiro lá no fim da fila sem bandeja para colocar suas coisas. Basta olhar o mundo ao redor para entender…
8. Pessoas que fazem o detector de metais disparar
Outra que não consigo entender nos dias de hoje… a pessoa pode até não estar acostumada a frequentar um aeroporto, mas todo mundo, vez ou outra, entra em banco e passa por um detector de metal. Ou seja, não há desculpa para ainda esquecer de tirar o cinto com fivela de metal, deixar moedas nos bolsos ou passar com o celular pelo detector. Além de disparar o aparelho, ainda atrasa a fila toda, tem que voltar, tirar tudo e passar de novo… Dai-me paciência!
9. Pessoas que fazem fila no portão antes do início do embarque
Por que? Por que? Por que? Até hoje eu não consigo entender essa mania, que sou obrigada a admitir, é muito, muito pior entre viajantes brasileiros. Todo mundo tem lugar marcado, o avião não vai sair sem você se você estiver no portão de embarque, então por que cargas d’água muita gente ainda teima em fazer fila antes do processo de embarque ser iniciado? Não vejo nenhum sentido e toda vez me irrito.
10. Pessoas que acidentalmente pegam a mala errada
Eu não consigo entender direito como alguém arruma uma mala, viaja com ela e não sabe depois reconhecê-la na esteira de bagagens, mas… Tá, tudo bem que às vezes algumas malas são bem parecidas com outras, mas que tal colocar uma etiqueta, um laço, uma coisa qualquer que identifique sua bagagem então? O que não dá é gente que pega mala errada, não se dá conta e leva pra casa! Se não está convencido de que pegou a bagagem correta, o mínimo a fazer e checar a etiqueta para ver se é seu nome que está nela, né?