Pisca-piscas ou piscas-piscas? Entenda a diferença e não erre no Natal
Você sabe qual é o plural? Descubra agora a forma correta segundo o VOLP e aprenda uma curiosidade natalina que confunde muita gente
Fala, pessoas!
Dezembro chegou e com ele, aquele clima gostoso de fim de ano. O espírito natalino já começa a invadir os lares com as luzes coloridas, as árvores enfeitadas e, claro, a expectativa das férias e das celebrações.
Para mim, o Natal representa exatamente isso: gratidão por mais um ano bem vivido e esperança de um novo ciclo que se aproxima. E eu adoraria que esse sentimento contagiasse você também, que está aí do outro lado lendo esta coluna.
E já que entramos nesse clima, que tal falarmos de uma palavra que só de ouvir já nos transporta para essa época? Estou falando de “pisca-pisca”!
Essa palavrinha curiosa é uma onomatopeia, ou seja, imita o som ou a ação de algo, no caso, o piscar contínuo das luzes de Natal. Assim como outras expressões do português, como pingue-pongue, reco-reco e toque-toque, ela é formada por repetições que tornam o som mais expressivo e divertido.
Mas a pergunta que não quer calar é: qual é o plural de pisca-pisca?
Será que é:
- piscas-pisca?
- pisca-piscas?
- piscas-piscas?
A resposta certa pode surpreender…
A regra geral do português para palavras repetidas é colocar ambos os termos no plural. Portanto, o plural correto seria piscas-piscas.
Contudo, a palavra pisca-pisca está entre as exceções reconhecidas pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), que também aceita o plural pisca-piscas, ou seja, apenas o segundo termo vai para o plural.
Use o que soar melhor para você!
Agora que você já domina o plural dessa palavra tão natalina, pode correr para as lojas e garantir vários pisca-piscas para enfeitar a casa.
Se curtiu essa coluna, compartilhe com os amigos e familiares e não se esqueça: tem texto novo aqui toda terça e quinta-feira. Te espero na próxima!
Vamos que vamos!
Professor Noslen Borges
Revisão textual: Profª. Ma. Glaucia Dissenha
Gramado suspende festividade de natal após acidente aéreo que matou 10 pessoas
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por atos golpistas
STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment







