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Biocombustível: governo Lula anuncia medida que favorece o agronegócio

O objetivo é aumentar o teor de biodiesel ao óleo diesel, ação de interesse da bancada do agronegócio na Câmara dos Deputados

Por Neuza Sanches Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 mar 2023, 19h21 - Publicado em 15 mar 2023, 09h00

Nem todo mundo se deu conta, mas o governo Lula prepara para esta sexta, 17, um importante anúncio relacionado à agenda de combate às mudanças climáticas, assumida pelo presidente na COP27, no Egito. E, de quebra, acalmará o Congresso com boas notícias. A ideia, segundo apurou esta coluna, é anunciar o aumento do teor de biodiesel ao óleo dielulsel – hoje em 10% – e um cronograma para elevá-lo até chegar a 15% em março de 2024. Isso interessa à bancada do agro, com 344 deputados e senadores. E o governo quer eles felizes para facilitar a discussão de projetos, como a Reforma Tributária.

Aumentar a mistura é um trunfo político porque movimenta a economia e o biodiesel é um agente encadeador de políticas públicas para várias áreas, diz a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, do Congresso. A FPBio argumenta que seu uso mais intenso permite uma melhor segurança energética; substitui parcela do diesel, com menos emissões de poluentes; gera reflexos positivos na saúde da população e também nos gastos públicos – economiza bilhões de reais com importação de diesel.

Além disso, permite até reduzir preços de carnes, inclusive para exportação, porque sua produção força o aumento de oferta e consequente queda no preço de farelo para ração animal; promove, ainda, negócios aos cerca de 300 mil agricultores familiares que atuam nessa cadeia produtiva – as usinas são obrigadas a comprar insumos deles.

A elevação do teor até 15% está referendada em diversos estudos científicos, inclusive, conduzidos pelo governo, pesquisadores brasileiros e com participação da iniciativa privada. Com base na série de benefícios, segundo vários estudos, ministros de peso no governo já anunciaram apoio à expansão do biodiesel: Geraldo Alckmin (titular do MDIC), Carlos Fávaro (MAPA), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luciana Santos (MCTI).

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