A estratégia que fez Taylor Swift ser a campeã de vendas de vinis nos EUA
A cada 25 LPs vendidos nos Estados Unidos, um deles foi 'Midnights', lançado pela cantora em 2022
Graças a uma estratégia heterodoxa e a uma base fiel de fãs, a cantora Taylor Swift foi a campeã de vendas de discos de vinis em 2022 nos Estados Unidos. Segundo um levantamento da revista Billboard, a cada 25 LPs vendidos nos Estados Unidos, um deles foi Midnights, da cantora. A estratégia foi lançar o mesmo disco com capas diferentes, além de bolachões coloridos, o que levou os fãs a comprar mais de uma unidade, totalizando 945.000 cópias vendidas. Ao todo, a artista vendeu 1,7 milhão de álbuns, pois entraram nessa conta também o disco Folklore, lançado em 2020.
Os números de vendas, no entanto, não foram suficientes para colocar a cantora com a campeã de vendas total. O posto foi ocupado pelo porto-riquenho Bad Bunny, com o álbum Un Verano Sin Ti. Apenas em streamings, o álbum de Bad Bunny totalizou 4,3 bilhões de execuções, contra 1,8 bilhão de Taylor.
A quantidade de discos vendidos por Taylor, no entanto, se transformou em um problema para a indústria de vinis, já que ele representa uma quantidade muito maior do que as fábricas existentes conseguem produzir em tempo hábil – atrapalhando, inclusive, o lançamento de discos de outros artistas.