A homenagem carnavalesca de Eduardo Paes a Preta Gil
Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu eternizar o legado que a cantora deixa como grande foliona da capital carioca

A cantora e empresária Preta Gil deixou sua marca no Carnaval carioca bem antes de morrer aos 50 anos no último domingo, 20 de julho. Líder do próprio bloco folião, ela movimentou o público do Rio de Janeiro por anos e foi figurinha carimbada no circuito de megablocos que faz parte do centro da capital. Com isso em mente, a Prefeitura da cidade, chefiada por Eduardo Paes, decidiu materializar seu legado na terça-feira, 22. Segundo decreto, o trajeto será reconhecido de agora em diante como “Circuito Preta Gil“.
Em publicação no X, antigo Twitter, Paes escreveu que Preta encantou o Brasil com sua alegria e carisma, mostrou para todos que é preciso ter orgulho do que se é e marcou uma geração com sua força de viver. “Ela vai permanecer viva na memória de todos nós com o Circuito Preta Gil de Blocos de rua! Obrigado em nome de todos os cariocas”, concluiu. Nesta sexta-feira, 25, o cortejo do corpo de Preta passou pelo trajeto, agora adornado por placas com seu rosto, antes de chegar ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o velório, que ocorre até as 13 horas e atrai centenas de admiradores. Entre as 15 e 17 horas, uma cerimônia privada ocorrerá para amigos e família, na capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência.
Ela encantou o Brasil com sua alegria e carisma. Ela mostrou para todos nós que a gente tem que se orgulhar daquilo que somos. Ela marcou uma geração com sua força de viver. Amanhã nos despedimos de @PretaGil mas ela vai permanecer viva na memória de todos nós com o Circuito… pic.twitter.com/taDtX7uzLA
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 25, 2025
Preta Gil descobriu o câncer no intestino em janeiro de 2023 e confirmou o fim do tratamento em dezembro daquele ano. Nove meses depois, porém, a doença voltou com dois linfonodos, uma metástase no peritônio e uma lesão no ureter. Em maio, após exaurir as possibilidades de tratamento no Brasil, a artista viajou a Nova York em busca de alternativas experimentais. Ela deixa o filho, Francisco Gil, de 30 anos — fruto do casamento com Otávio Müller –, e a neta, Sol de Maria, de 9.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial