De John Lennon a Elvis Presley: como estariam hoje os ídolos do rock
Com ajuda de inteligência artificial, artista turco imaginou como artistas famosos estariam hoje em dia se não tivessem morrido jovens
No filme Yesterday (2019), o diretor Danny Boyle emocionou os fãs de Beatles ao apresentar um universo alternativo em que John Lennon havia sobrevivido e estava velhinho vivendo em uma casa à beira-mar. Com o auxílio de inteligência artificial, o advogado e fotógrafo turco Alper Yesiltas imaginou como diversas celebridades estariam se estivessem vivas atualmente. Entre elas, é claro, John Lennon e George Harrison.
O projeto, chamado As If Nothing Happened (Como Se Nada Tivesse Acontecido, na tradução livre para o português), apresenta imagens de ídolos como Freddie Mercury, Amy Winehouse, Michael Jackson, princesa Diana, Bruce Lee, Elvis Presley, Janis Joplin e muitos outros, divulgados em seu Instagram @alperyesiltas.
“Com o desenvolvimento da tecnologia de IA, fiquei empolgado por um tempo, pensando que ‘qualquer coisa imaginável pode ser mostrada na realidade’”, escreveu Yesiltas sobre o projeto. “Quando comecei a mexer com tecnologia, vi o que podia fazer e pensei no que me faria mais feliz. Eu queria ver algumas das pessoas que eu sentia falta de novo na minha frente e foi assim que esse projeto surgiu.”
Segundo ele, a parte mais difícil foi fazer a imagem parecer real. “O momento que mais gosto é quando acho que a imagem à minha frente parece muito realista, como se tivesse sido tirada por um fotógrafo.” Para criar as imagens, Yesiltas usou softwares como AI REmini e programas de edição de imagem como Adobe Lightroom e VSCO.