A cantora Demi Lovato, de 30 anos, que havia anunciado recentemente que gostaria de ser tratada pelo pronome neutro they/them (o equivalente ao elu no Brasil), disse em entrevista à revista GQ Hype Spain que voltou a adotar o pronome feminino. O motivo prosaico, segundo ela, foi a dificuldade em ficar explicando para todo mundo a razão de usar um novo pronome.
“Eu constantemente tive que educar as pessoas e explicar por que me identificava com esses pronomes. Foi absolutamente exaustivo”, disse. “Eu simplesmente cansei. Mas por isso mesmo sei que é importante continuar divulgando”, afirmou.
A artista falou ainda das dificuldades que pessoas de gênero neutro enfrentam no dia a dia. “Por exemplo, em banheiros públicos. Ter que acessar o banheiro feminino, mesmo não me identificando totalmente com isso, afirmou. “Também acontece ao preencher formulários, como documentos do governo ou qualquer outro em que você precise especificar seu gênero. Você só tem duas opções, masculino ou feminino, e sinto que nada disso faz sentido para mim.”