7 uniformes assinados por estilistas famosos
Atletas das principais delegações competem (e desfilam) com roupas de grife
Com direito até a desfile da top Gisele Bündchen, a cerimônia de abertura da Olimpíada foi só um aperitivo para o desfile de moda que a Rio 2016 se tornaria. Entre as 201 delegações presentes nos Jogos, não faltam exemplos de atletas que estão disputando as medalhas com roupas assinadas por grandes estilistas especialmente para as competições. Abaixo, confira sete uniformes que vêm chamando atenção do público nas arenas, pistas e estádios:
1 – Brasil
Os uniformes brasileiros vieram de uma bem-sucedida parceria entre C&A e Lenny Niemeyer, e trazem as cores da nossa bandeira de forma alegre e elegante. Lenny afirmou ter tentado criar um uniforme confortável e clássico, “que parecesse atemporal mesmo daqui a 30 anos”.
2 – Cuba
Assinados por Christian Louboutin, os trajes da delegação cubana são elegantes e possuem um toque retrô que remete às ruas de Havana Vieja. Entre tons bege, vermelho e azul marinho, o estilista francês criou uma série de jaquetas de inspiração militar, tênis, loafers e sandálias para os atletas.
3 – Itália
O icônico Giorgio Armani foi escolhido para criar os uniformes da delegação de sua terra natal. A coleção olímpica da Itália conta com peças clássicas como camisetas polo, óculos de sol, jaquetas bomber e maiôs, que já podem ser encontradas nas lojas Emporio Armani em todo o mundo.
4 – Reino Unido
Repetindo o sucesso de 2012, Stella McCartney é quem assina os uniformes dos atletas britânicos nos Jogos do Rio – desta vez, sem bandeiras. A estilista aplicou os símbolos G e B (referentes a Great Britain) desenvolvidos pela College of Arms em todas as peças da coleção.
5 – Estados Unidos
Nas Olimpíadas de 2016, a delegação dos Estados Unidos se uniu à Polo Ralph Lauren e desenvolveu jaquetas tecnológicas para a Cerimônia de Abertura. A sigla USA, nas costas da peça, brilharam durante a passagem dos atletas pelo Maracanã.
6 – Canadá
Com direito a maxi blazers cheios de recortes, bonés e sneakers elegantes, o uniforme dos atletas do Canadá é o mais moderno desta edição dos Jogos Olímpicos. O modelo foi criado pela dupla de designers canadenses Dan e Dean Caten, da grife Dsquared2.
7 – França
Os trajes da delegação francesa foram assinados pela Lacoste, comandada pelo diretor criativo Felipe Oliveira Baptista. O estilista disse que a ideia era representar o espírito da marca, fundada por René Lacoste. Portanto, todas as peças têm cortes “limpos e muito precisos”, declarou o Baptista.
Com Maria Clara Vieira