Brasil terá festival só de filmes feitos com IA
Vem aí o Rio Art Innovation Fair & Festival, ou RAIFF, o evento vai premiar três categorias: curta-metragem, comercial e filmes para redes sociais

Será que um dia a gente vai ver uma categoria no Oscar especialmente criada para produções geradas com IA? Talvez num futuro não muito próximo, imagino. Mas pensei nisso quando vi o seguinte: vai rolar o primeiro festival de filmes brasileiros produzidos inteiramente por inteligência artificial.
É o Rio Art Innovation Fair & Festival (RAIFF), que acontece em 15 de setembro. O evento vai exibir e premiar três obras audiovisuais no UCI do New York City Center, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Por enquanto, o foco é em curtas-metragens, até porque as ferramentas atuais geram com eficiência vídeos de poucos segundos. E mesmo com edição a ideia de um longa é mais chata de tocar. Então, beleza, vamos de produções mais breves. As categorias do RAIFF são:
Curta-metragens (2 a 10 minutos) – Narrativas autorais que exploram a fusão entre linguagem cinematográfica e inteligência artificial.
Comerciais (30 segundos a 2 minutos) – Peças publicitárias criativas produzidas com IA para marcas, produtos ou ideias.
Redes Sociais (30 segundos a 2 minutos) – Vídeos espontâneos, experimentais ou de impacto social criados com IA por usuários de redes sociais.
Os vencedores de cada categoria receberão uma licença anual da Tess AI , plataforma que encabeça a organização do festival em parceria com a produtora Costa Brava. Também serão contemplados com uma visita ao escritório do Google em São Paulo e cursos de certificação em inteligência artificial. Além disso, serão contemplados com 2,4 milhões de créditos para utilização em ferramentas de IA do Google.
A iniciativa caminha na mesma direção que uma decisão recente do Festival de Cinema de Gramado, que acontece até o dia 23 e vai premiar, pela primeira vez neste ano, filmes gerados com Inteligência Artificial.
As inscrições do RAIFF vão até dia 28 de agosto. Então, se você tem alguma coisa para submeter, melhor correr lá no site do festival.