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Bancos devem promover bem social e a transformação digital, diz pesquisa

Levantamento encomendado pelo SAS aponta principais tendências para as instituições financeiras da América Latina até 2035

Por Felipe Mendes 19 dez 2022, 16h07

Uma pesquisa feita pela Economist Impact a pedido do SAS comprovou que a busca pelo bem social deve pautar as principais instituições financeiras pelos próximos anos. Segundo o estudo, 80% dos executivos de bancos na América Latina veem como “obrigação” a promoção do bem social da população, antendendo às necessidades e questões sociais da região. A grande maioria (82%) acredita que as organizações de serviços financeiros poderiam melhorar a sociedade enquanto visam o lucro em suas operações.

O levantamento também mapeou as tendências do setor financeiro. Na América Latina, a principal tendência adotada foi o surgimento das moedas digitais, apontada por 58% dos respondentes, seguida da digitalização dos serviços financeiros (54%). O risco a ser enfrentado pelo mercado mais citado, por sua vez, foi a crescente ameaça de ataques cibernéticos (56% na região). Quase metade dos executivos (49%) afirmaram que os bancos tiveram de investir em sistemas para detecção de fraudes e proteção dos dados dos usuários. Na América Latina, 74,2% dos 129 respondentes da região acreditam que as instituições estão “no caminho certo” para promover uma trilha de transformação digital dos serviços financeiros.

“Todo o potencial que vemos para o segmento bancário em 2035 será alimentado por análises e inteligência artificial na nuvem”, diz Alex Kwiatkowski, diretor de serviços financeiros globais do SAS.

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