Bancos devem promover bem social e a transformação digital, diz pesquisa
Levantamento encomendado pelo SAS aponta principais tendências para as instituições financeiras da América Latina até 2035

Uma pesquisa feita pela Economist Impact a pedido do SAS comprovou que a busca pelo bem social deve pautar as principais instituições financeiras pelos próximos anos. Segundo o estudo, 80% dos executivos de bancos na América Latina veem como “obrigação” a promoção do bem social da população, antendendo às necessidades e questões sociais da região. A grande maioria (82%) acredita que as organizações de serviços financeiros poderiam melhorar a sociedade enquanto visam o lucro em suas operações.
O levantamento também mapeou as tendências do setor financeiro. Na América Latina, a principal tendência adotada foi o surgimento das moedas digitais, apontada por 58% dos respondentes, seguida da digitalização dos serviços financeiros (54%). O risco a ser enfrentado pelo mercado mais citado, por sua vez, foi a crescente ameaça de ataques cibernéticos (56% na região). Quase metade dos executivos (49%) afirmaram que os bancos tiveram de investir em sistemas para detecção de fraudes e proteção dos dados dos usuários. Na América Latina, 74,2% dos 129 respondentes da região acreditam que as instituições estão “no caminho certo” para promover uma trilha de transformação digital dos serviços financeiros.
“Todo o potencial que vemos para o segmento bancário em 2035 será alimentado por análises e inteligência artificial na nuvem”, diz Alex Kwiatkowski, diretor de serviços financeiros globais do SAS.