Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Como o Google domina o Top3 das marcas mais influentes no Brasil

Ranking da Ipsos também é marcado pela mudança causada pela pandemia

Por Josette Goulart Atualizado em 17 abr 2022, 12h53 - Publicado em 15 abr 2022, 11h00

Desde que a Ipsos começou a fazer o ranking das marcas mais influentes no Brasil, há quase dez anos, o Google aparece em primeiro lugar. Mas o que chama a atenção é como o Google dominou os três primeiros lugares do ranking. A marca Google em si está em primeiro lugar, em segundo, aparece a Samsung e, em terceiro, o YouTube. O YouTube todo mundo sabe que pertence ao Google. Mas e a Samsung? Um dos critérios que coloca a Samsung no topo é a sua presença no mercado brasileiro de celulares. E qual é o sistema operacional da Samsung? O Android. Que é de quem? Do Google. 

O publicitário Hugo Rodrigues, presidente da WMcCann, faz uma análise interessante sobre o poder da marca Google. “O Brasil é um país carente de acesso. E o Google dá acesso. E é de graça. É praticamente uma extensão da nossa cabeça”. O publicitário comemora que três de seus clientes estejam na lista: Americanas, Mastercard e Nestlé.

O ranking deste ano da Ipsos também traz uma curiosidade que é a consolidação do momento pós-pandemia. Três marketplaces entraram para a lista: Americanas.com, Amazon e Mercado Livre. O diretor geral da empresa de pesquisas, Diego Pagura, diz que as marcas são analisadas pela inovação, presença, engajamento, responsabilidade social e confiança. Ele também reforça como o YouTube mudou durante a pandemia e voltou a ter presença com a proliferação das lives e também com a transmissão de futebol, deixando os tutoriais em segundo plano. 

*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.