Como uma seguradora gigantesca deu prejuízo e pode ficar sem caixa
VEJA Mercado: analistas apontam para necessidade de aumento de capital
O IRB Brasil registrou um prejuízo de 273 milhões de reais no último mês de maio e reverteu o lucro de 7,5 milhões de reais no igual período de 2021. No acumulado do ano, o prejuízo líquido é de 285 milhões de reais, frente a um lucro líquido de 9,4 milhões de reais no mesmo período do ano passado. A companhia viu a sinistralidade disparar 73% em maio e consumir 631 milhões de reais do caixa da companhia, pressionada, sobretudo, pelo segmento agro.
Grandes bancos temem que a empresa precise aumentar o capital ou recorrer a linhas de crédito para não ficar sem caixa. “Considerando que o IRB encerrou o primeiro trimestre com um modesto excesso de solvência regulatória de 86 milhões de reais e 17 milhões de reais de excesso de liquidez regulatória, isso deve gerar um trimestre desafiador pela frente e não descartamos um aumento de capital no curto prazo”, escreveram os analistas do JP Morgan.
Por volta do meio-dia desta sexta-feira, 22, as ações da companhia afundavam 6,42%, a maior baixa do Ibovespa no dia. No acumulado do ano, os papéis tombam quase 50%.
*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.,