Crise dos bancos entra em semana crítica e Alckmin relativiza tarifas
VEJA Mercado recebe Maílson da Nóbrega e Gustavo Junqueira para debater crise dos bancos e as boas e más surpresas do agro brasileiro
VEJA Mercado | 25 de agosto de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta segunda-feira, 25. O impasse envolvendo os grandes bancos brasileiros, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Lei Magnitsky entra em uma semana crítica e decisiva. As instituições estarão sujeitas a punições pesadas dos Estados Unidos caso não sancionem o ministro Alexandre de Moraes com as restrições da Magnitsky. O STF agiu e proibiu os bancos de aplicarem essas sanções sem antes de uma validação das autoridades locais.
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou em evento do Partido dos Trabalhadores (PT) que “não vai cair o mundo” do agro. Ele disse que o Brasil já têm outros mercados para exportar alimentos como carne e café, mas que a situação é mais crítica para produtos manufaturados. O Brasil ampliou em 14% a venda de soja à China em um ano e viu os chineses reduzirem em 11% as compras do produto nos Estados Unidos. Ruralistas defendem uma política de incentivo à exportação de proteínas em meio à disparada no preço da carne bovina nos Estados Unidos.
Diego Gimenes entrevista Maílson da Nóbrega, colunista de VEJA e ex-ministro da Fazenda. Gustavo Junqueira, empresário e ex-secretário de Agricultura de São Paulo também participa da edição. Maílson fala sobre o impasse envolvendo os bancos e a Lei Magnitsky e propõe um recuo do STF para solucionar a crise. Junqueira comenta o aumento da compra de soja brasileira por parte da China e os dilemas envolvendo a realização da COP30 no Brasil. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: