Namorados: Assine Digital Completo por 5,99
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Em embate com reguladora, fretadores de ônibus ganham frente parlamentar

Parte do setor alega perseguição de agência e endossa novo grupo no Congresso

Por Felipe Erlich Atualizado em 4 jun 2024, 09h55 - Publicado em 18 set 2023, 14h33

O setor de fretamento de ônibus vai ganhar uma frente parlamentar no Congresso Nacional. A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Fretadores (FrenFret), será lançada na terça-feira, 19, e vai contar com a liderança dos deputados Bacelar (PV-BA) e Carlos Chiodini (PMDB-SC), na Câmara dos Deputados e no Congresso, respectivamente. O grupo nasce num momento de tensão para o setor, que vê ações recentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como persecutórias. A agência reguladora cassou licenças de 12 empresas do ramo desde o início do ano, o que integrantes do setor entendem como uma investida contra a concorrência no mercado de modo a privilegiar poucas empresas.

O movimento da ANTT se concentra contra fretadores que utilizam de serviços tecnológicos em seus negócios — a exemplo da plataforma Buser. Segundo a agência, a prática viola o chamado circuito fechado. “O que a agência quer, no fundo, é fechar o mercado para privilégio de poucos”, diz Marcelo Nunes, presidente da Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos (Abrafrec). Entre as ideias da nova frente parlamentar está a discussão de uma atualização na legislação para o transporte fretado, trazendo mais segurança jurídica aos negócios em questão.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.