Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Em embate com reguladora, fretadores de ônibus ganham frente parlamentar

Parte do setor alega perseguição de agência e endossa novo grupo no Congresso

Por Felipe Erlich Atualizado em 4 jun 2024, 09h55 - Publicado em 18 set 2023, 14h33

O setor de fretamento de ônibus vai ganhar uma frente parlamentar no Congresso Nacional. A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Fretadores (FrenFret), será lançada na terça-feira, 19, e vai contar com a liderança dos deputados Bacelar (PV-BA) e Carlos Chiodini (PMDB-SC), na Câmara dos Deputados e no Congresso, respectivamente. O grupo nasce num momento de tensão para o setor, que vê ações recentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como persecutórias. A agência reguladora cassou licenças de 12 empresas do ramo desde o início do ano, o que integrantes do setor entendem como uma investida contra a concorrência no mercado de modo a privilegiar poucas empresas.

O movimento da ANTT se concentra contra fretadores que utilizam de serviços tecnológicos em seus negócios — a exemplo da plataforma Buser. Segundo a agência, a prática viola o chamado circuito fechado. “O que a agência quer, no fundo, é fechar o mercado para privilégio de poucos”, diz Marcelo Nunes, presidente da Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos (Abrafrec). Entre as ideias da nova frente parlamentar está a discussão de uma atualização na legislação para o transporte fretado, trazendo mais segurança jurídica aos negócios em questão.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.