Gil do Vigor, Thelminha, Babu, BBB e a explosão dos influenciadores pretos
Mynd criou núcleo de pretos que já no ano de estreia vai estar entre os maiores faturamentos da agência
Gil do Vigor, economista, quer ser presidente do Banco Central, e saiu do BBB com 14 milhões de seguidores no Instagram. Thelminha, médica, vencedora do BBB20, tem 6 milhões. Babu Santana, ator, também ex-BBB, tem 6 milhões. Todos eles viraram febre nas redes sociais e engrossam um caldo de influenciadores pretos que começam a se consolidar como um forte grupo de divulgação de marcas. A Mynd, uma das principais agências de influenciadores do país, lançou no fim do ano passado um núcleo específico para influenciadores pretos e já vê que vai fechar o ano com pelo menos como o terceiro maior faturamento da empresa. Mas não descarta ser o primeiro ou segundo.
A agência tem 30 criadores pretos no seu casting e Júlio Beltrão, que chefia a área na Mynd, estima ter pelo menos mais 20 até o fim do ano para chegar em novembro, no Natal dos Pretos, com opções de influenciadores para todas as marcas, mesmo as concorrentes. O que é o Natal dos Pretos? “É quando as marcas lembram que os pretos também são consumidores e aí correm para fechar cota em seus comerciais de Natal. E isso normalmente acontece em novembro”, diz Beltrão. O grande desafio é justamente mudar as marcas e vender o influenciador preto como âncora de uma campanha e não apenas como uma cota. E mais ainda, esses influenciadores não estão aí só para falar de temas como racismo ou histórias tristes. Eles querem falar sobre os produtos e entretenimento. A boa notícia é que muitas empresas já estão mudando, segundo Beltrão, e por isso a busca crescente pelos influenciadores pretos.
Beltrão diz que o racismo é muito presente nas redes e que os influenciadores pretos têm muito mais dificuldade de conseguir seguidores. Ele conta o caso da Thelminha que na edição do BBB em que participou e se sagrou vencedora foi a última atingir 1 milhão de seguidores. Juntos, os 30 criadores pretos da Mynd têm 65 milhões de seguidores.