Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

‘Lula dá palpites no BC com intenção política’, diz Meirelles

Ex-presidente da autarquia durante gestão do petista diz ao Radar Econômico que críticas a autonomia apenas geram ruído desnecessário

Por Victor Irajá Atualizado em 4 jun 2024, 10h47 - Publicado em 7 fev 2023, 15h29

Presidente do Banco Central (BC) durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, o economista Henrique Meirelles é duro ao criticar o novamente presidente pelas críticas recentes à autonomia da autarquia e os petardos contra o presidente do BC, Roberto Campos Neto — indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. “A autonomia do BC tem independência formal, e discutir isso é uma questão do passado”, afirma ele ao Radar Econômico. “Antigamente, era uma questão prática, agora é legal. Agora é uma independência legal. Não podem ser alteradas por ninguém. O Banco Central tem a obrigação formal de seguir as metas fixadas e ponto. Criticar a independência do Banco Central, dizer que as metas estão baixas, só prejudica o trabalho da autarquia”, afirma.

“Criticar inutilmente a independência funciona negativamente, prejudica as expectativas e gera ruído negativo. Só serve para isso sem o presidente mandar um projeto para rever a autonomia”, diz ele. “O presidente dá palpites com intenção política”, diz. Ele pondera que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “tem noção de que esses ruídos e críticas apenas impactam negativamente e têm efeito oposto” ao desejado por Lula. Sobre sua experiência à frente da instituição, Meirelles afirma que o presidente não havia sido agressivo como foi com Campos Neto. “Lula já ficou zangado, discordou de mim, mas nunca foi agressivo como agora. Isso ocorre por razões políticas. Há uma preocupação com o desempenho da economia este ano e questões pessoais. É difícil saber o que está na cabeça do presidente”, afirma.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.