Lula dá recado a Trump e Israel e JP Morgan fala em situação grave nos EUA
Mercado debate a aposta dobrada de Trump contra diretora do Fed, os ataques de Lula em reunião e a missão do Brasil no México
Mercado | 27 de agosto de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta quarta-feira, 27. O presidente americano Donald Trump dobrou a aposta e disse que está preparado para uma disputa judicial contra Lisa Cook, diretora do Banco Central americano que foi demitida pelo governo. A integrante do Federal Reserve disse que não deixará o cargo e que a ação é ilegal. O banco americano J.P Morgan diz em relatório enviado a clientes que a situação é “grave” e que a demissão de Lisa Cook pode abrir precedentes para a troca de toda a diretoria do Banco Central americano. Trump ainda voltou a ameaçar a imposição de tarifas contra países que regulem as chamadas big techs americanas por meio de impostos, leis ou regulamentações digitais.
No Brasil, o presidente Lula discursou durante reunião ministerial e reforçou as críticas a Trump e também a Israel. Lula chamou de descabida a tentativa de Trump de ser “o imperador do mundo”. Ele voltou a defender a soberania do Brasil e desafiou os EUA ao propor a regulamentação das big techs americanas. Ele ainda condenou a guerra na Faixa de Gaza e disse que Israel cometeu genocídio na região.
O vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra Simone Tebet vão liderar uma comitiva em viagem oficial ao México para transformar a relação econômica entre os países. Diego Gimenes entrevista Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O especialista falou sobre como as terras raras podem mudar o jogo das tarifas para o Brasil e criticou as falas “protecionistas” do presidente Lula sobre o tema. Tatiana Pinheiro, economista-chefe da gestora Galapagos Capital, também participa da edição e responde se os preços dos alimentos vão continuar em queda no Brasil até o final do ano. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: