Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Lula quer levar privatização da Eletrobras à Justiça; bolsa reage nervosa

VEJA Mercado: presidente questiona termos do contrato de privatização da companhia

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 fev 2023, 12h27 - Publicado em 8 fev 2023, 10h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ARARAQUARA, SP, 08.01.2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante leitura do decreto de intervenção de segurança no Distrito Federal, no gabinete da prefeitura de Araraquara, interior de São Paulo. Manifestantes invadiram os três poderes da República, Palácio do Planalto, STF e o Congresso Nacional. (Foto: Joel Silva/Folhapress)
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva // (Joel Silva/Folhapress/.)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a disparar contra a privatização da Eletrobras. Em café da manhã com jornalistas de veículos alternativos nesta terça-feira, 7, o presidente afirmou que o processo de concessão da gigante de distribuição de energia foi “quase que uma bandidagem”. Lula também sinalizou que deve pedir para a Advocacia Geral da União (AGU) rever os termos e efeitos dos contratos. “Foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobras. Nós, inclusive, possivelmente o advogado-geral da União, [ele] vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo”, afirmou. O presidente ainda disse que deseja ter “mais gente na direção e mais gente no conselho”.

    O contrato de privatização da Eletrobras prevê que, para formar maioria, qualquer acionista precisaria desembolsar um prêmio de 200% sobre o maior preço nos últimos 500 pregões. Hoje, tal movimento custaria algo em torno de 100 bilhões de reais para os cofres da União. Ainda assim, as ações da empresa sentem o baque. A Eletrobras fechou o dia em queda de 3,5% e acumula desvalorização de 12,5% no ano. “Alertamos para um período de volatilidade e pressão vendedora com um fluxo de notícias muito negativo, caso o governo siga nesse caminho. Portanto, antes de termos clareza sobre o que é discurso para uma plateia e o que é intenção real, as ações da elétrica devem seguir sofrendo”, avaliam os analistas da Ativa Investimentos.

    Siga o Radar Econômico no Twitter

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.