Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Lula sobe o tom contra privatizações e critica a Vale após anúncio de CEO

Presidente defende empresas estatais, como Telebras e Correios, e afirma que "há coisas que precisam ser do Estado"

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 ago 2024, 14h16 - Publicado em 27 ago 2024, 13h15

O presidente Lula subiu o tom contra as privatizações e fez críticas à mineradora Vale depois de o conselho da empresa eleger Gustavo Pimenta como o novo CEO da companhia. Em evento na sede da Telebras, estatal de telecomunicações, para o anúncio de fornecimento de serviços de telecomunicações de longa distância, o presidente fez uma defesa da manutenção de estatais, como a própria Telebras e os Correios, e criticou as concessões à iniciativa privada, afirmando que “há coisas que precisam ser do Estado”.

“Tem coisas que têm de ser, inexoravelmente, do Estado. É assim na Alemanha, na França e nos Estados Unidos. Muita gente foi levada neste país pela tese de que tem que abrir o mercado para todo mundo, que o importante é o livre acesso ao comércio. O que falta neste país são as autoridades e o governo terem o mínimo de brio e de orgulho de ser brasileiro”, disse.

O presidente da República ainda fez duras críticas à mineradora Vale. O conselho da companhia de capital misto elegeu Gustavo Pimenta como seu novo CEO na noite da última segunda-feira, 26. O processo de sucessão de Eduardo Bartolomeu se arrastou por quase um ano e enfrentou rumores de uma possível interferência do governo na indicação. “A Vale sempre foi um orgulho deste país. A gente sabia quem era o presidente da Vale. Hoje, nessa discussão para receber o dinheiro de Mariana que prometeram para o povo, você não tem dono. É uma ‘corporation’, um monte de gente com 2%, um monte de gente com 3%, e você não sabe quem é o dono. É importante que essas empresas tenham um nome, tenham cara, tenham identidade”, disse Lula.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.